Debatendo Diversidade de Gênero e Raça no Contexto Organizacional Brasileiro: Lei do Mercado ou Cotas por Lei?

Luciano Rodrigues de Souza Coutinho, Alessandra Mello da Costa, José Luis Felício dos Santos Carvalho

Resumo


O presente texto tem como objetivo discutir o constructo da diversidade nas organizações, no sentido de debater se, no contexto organizacional brasileiro, haveria a aceitação das diferenças e a formação de um ambiente de diversidade, ou se subsistiria a premência de aplicação de políticas de cotas. Em tal discussão -- permeada pelo embate entre as posições acadêmicas de se relegar o problema da inclusão do elemento diverso ao sabor das leis de mercado ou de se incentivar a promulgação de políticas públicas compensatórias sob a forma de cotas previstas em lei -- ganham foco as minorias de raça e gênero, a partir das quais se empreende uma pesquisa com 110 respondentes, por meio dos quais se conduz uma investigação teórico-empírica sobre os binários homem X mulher e branco X negro afrodescendente. Os resultados evidenciam a premência de se conjugar esforços para compreender melhor o complexo problema da diversidade no Brasil, e sugerem que são necessários avanços para resolver o dilema de equilibrar interesses privados com a instituição pública de políticas de desenvolvimento, defesa dos interesses nacionais e atendimento aos direitos de cidadania.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v4i1.13166

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Sociedade, Contabilidade e Gestão

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Indexadores: 

Directory of Open Access Journals Scholar  EBSCO   

 
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Vínculo Institucional:

Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis 
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) 
Av. Pasteur, 250 - Urca - Rio de Janeiro - 22.290-240 
Tel./Fax: (21) 3938-5119

Ficha Catalográfica:

Sociedade, Contabilidade e Gestão [recurso eletrônico]/ Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro. -- v. 1, n. 1, 2° semestre de 2006 -- Rio de Janeiro: UFRJ, 2006-.v. 
Quadrimestral 
Semestral 2006-2012
ISSN 1982-7342

1. Contabilidade e Gestão. I. Universidade Federal do Rio de Janeiro -- Faculdade de Administração e Ciências Contábeis.