Heurísticas e Vieses de Decisão: Um Estudo com Participantes de uma Simulação Gerencial

Murilo Alvarenga Oliveira

Resumo


Neste artigo pretendeu-se discutir os aspectos simplificadores da decisão, ou seja, as heurísticas que afetam a escolha dos decisores e a sua influência no desempenho das equipes num jogo de empresas. Assim, procurou-se, investigar a relação entre as características dos decisores no que se refere aos vieses de decisão e o desempenho produzido pela simulação. O estudo tratou-se de um experimento com 35 alunos do Curso de Administração de uma Instituição de Ensino Superior, numa disciplina de jogos de empresas onde os grupos foram analisados como num laboratório. As informações foram obtidas via aplicação de um teste baseado nos estudos de Bazerman (1992) aos participantes do jogo e através dos indicadores de desempenho gerados na simulação. Desta forma, analisou-se a associação entre a nota do teste e o desempenho das equipes no jogo através das técnicas de análise de correlação e de variância (ANOVA). Os resultados sugerem que não há correlação significante entre racionalidade individual e desempenho coletivo na amostra estudada e revelam que decisões em grupo apresentam-se como um interessante campo para novos estudos, assim como a utilização dos jogos de empresas como ambiente de pesquisa.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v4i1.13169

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Sociedade, Contabilidade e Gestão

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Indexadores: 

Directory of Open Access Journals Scholar  EBSCO   

 
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Vínculo Institucional:

Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis 
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) 
Av. Pasteur, 250 - Urca - Rio de Janeiro - 22.290-240 
Tel./Fax: (21) 3938-5119

Ficha Catalográfica:

Sociedade, Contabilidade e Gestão [recurso eletrônico]/ Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro. -- v. 1, n. 1, 2° semestre de 2006 -- Rio de Janeiro: UFRJ, 2006-.v. 
Quadrimestral 
Semestral 2006-2012
ISSN 1982-7342

1. Contabilidade e Gestão. I. Universidade Federal do Rio de Janeiro -- Faculdade de Administração e Ciências Contábeis.