A Relação Entre Performance Financeira e Ambiental nos Países em Desenvolvimento: O Caso do Brasil

Andre Luiz Bufoni

Resumo


A maior corrente de pesquisas para investigar os motivos para a performance ambiental corporativa (PAC) busca sua justificativa nas medidas de desempenho financeira, como por exemplo a lucratividade (ROE) e o preço das ações. Além das teorias que embasam as hipóteses para explicar este relacionamento, a literatura indica existirem, em vários níveis, fatores contingenciais que não estão sobre a ingerência dos administradores. Este paper verifica com a modelagem de regressão múltipla sobre uma amostra de empresas no Brasil retirada da base de dados do IBASE, a hipótese de ser significante esta relação no Brasil. Os resultados indicam não ser possível rejeitar a hipótese nula. Discute-se então (1) que o impacto social e a disposição a pagar do consumidor por bens ambientais no Brasil podem ser menores que das outras pesquisas em que este teste foi realizado; (2) as empresas no Brasil privilegiam fatores não financeiros para o planejamento de seus investimentos ou são apenas reativas na dimensão ambiental da responsabilidade social. Estes são objetivos para futuras pesquisas.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v4i2.13178

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Sociedade, Contabilidade e Gestão

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Indexadores: 

Directory of Open Access Journals SPELL Scholar EBSCO

 
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Vínculo Institucional:

Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis 
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) 
Av. Pasteur, 250 - Urca - Rio de Janeiro - 22.290-240 
Tel./Fax: (21) 3938-5119

Ficha Catalográfica:

Sociedade, Contabilidade e Gestão [recurso eletrônico]/ Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro. -- v. 1, n. 1, 2° semestre de 2006 -- Rio de Janeiro: UFRJ, 2006-.v. 
Quadrimestral 
Semestral 2006-2012
ISSN 1982-7342

1. Contabilidade e Gestão. I. Universidade Federal do Rio de Janeiro -- Faculdade de Administração e Ciências Contábeis.