A Auditoria Ambiental como Instrumento Gerencial de Apoio à Preservação do Meio Ambiente

Francisca Regiane Chaves da Silva, Márcia Martins Mendes De Luca, Denise Maria Moreira Chagas Corrêa, Marcelle Colares Oliveira

Resumo


A crescente pressão do mercado pela compatibilização da qualidade produtiva com a preservação do meio ambiente, a exigência da sociedade pela elevação do nível de qualidade de vida e a crescente rigidez da legislação ambiental no combate à degradação dos recursos naturais constituem fatores que conduzem as empresas a investir em auditoria ambiental, visando à eficiência do Sistema de Gestão Ambiental (SGA). Esses fatores contribuíram para o surgimento de legislações, normatizações e certificações nas empresas. A implantação dos SGAs propiciou o surgimento das Auditorias Ambientais, normatizadas pelas normas ISO 14010, ISO 14011, ISO 14012 e ISO 19000. Nesse contexto, o presente estudo tem como objetivo investigar o suporte que, enquanto ferramenta de gestão empresarial, a auditoria ambiental pode fornecer às empresas para ajudar na preservação do meio ambiente. Para tanto, realizou-se um estudo de caso na Companhia Energética do Ceará (Coelce), adotandose como procedimentos de investigação a pesquisa bibliográfica e documental e a aplicação de entrevistas. O estudo possibilitou constatar que a Coelce promove uma melhoria constante do seu SGA, por meio de auditorias ambientais, que dão suporte para uma boa atuação nesse particular e a consequente melhoria do desempenho empresarial. A auditoria ambiental da Coelce tem claro compromisso com a prevenção de danos ao meio ambiente que possam vir a ser causados pelas atividades empresariais, assegurando, com essa postura, vantagens competitivas para a companhia.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v4i2.13180

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Sociedade, Contabilidade e Gestão

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Indexadores: 

Directory of Open Access Journals SPELL Scholar EBSCO

 
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Vínculo Institucional:

Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis 
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) 
Av. Pasteur, 250 - Urca - Rio de Janeiro - 22.290-240 
Tel./Fax: (21) 3938-5119

Ficha Catalográfica:

Sociedade, Contabilidade e Gestão [recurso eletrônico]/ Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro. -- v. 1, n. 1, 2° semestre de 2006 -- Rio de Janeiro: UFRJ, 2006-.v. 
Quadrimestral 
Semestral 2006-2012
ISSN 1982-7342

1. Contabilidade e Gestão. I. Universidade Federal do Rio de Janeiro -- Faculdade de Administração e Ciências Contábeis.