Relações entre os Retornos das Ações e Variáveis Macroeconômicas: um Estudo entre Empresas do Setor de Alimentos e Bebidas através de Modelos APT

Antônio André Cunha Callado, Aldo Leonardo Cunha Callado, Horst Dieter M¶ller, Carla Renata Silva Leitão

Resumo


Os modelos APT são caracterizados pela determinação de coeficientes que representam a sensibilidade de ativos financeiros em relação a diversos fatores de risco, possibilitando a projeção de parte do retorno esperado. O objetivo deste artigo foi investigar a possibilidade de arbitragem entre os retornos das ações das principais empresas do setor de alimentos e bebidas através de uma análise comparativa sobre os coeficientes de sensibilidade referentes às variáveis macroeconômicas incluídas em modelos APT. A taxa de inflação, a taxa de juros e a taxa de câmbio foram os fatores macroeconômicos utilizados. Os dados mensais das ações de empresas investigadas se referem ao período entre agosto de 2004 e novembro de 2007. Os dados referentes às séries históricas dos preços das ações das empresas do setor de alimentos e bebidas foram obtidos junto ao sistema Economática. Os dados relativos às séries históricas das variáveis macroeconômicas foram obtidos junto ao IPEA. Os resultados obtidos demonstraram que as séries de retornos das ações investigadas se comportaram de maneira eficiente, embora as variações da taxa de câmbio e da taxa de inflação tenham se mostrado relacionadas aos retornos de duas empresas. As variáveis explicativas apresentaram discrepâncias significativas em algumas das ações individuais investigadas, sugerindo a possibilidade de arbitragem.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v5i1.13188

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Sociedade, Contabilidade e Gestão

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Indexadores: 

Directory of Open Access Journals SPELL Scholar EBSCO

 
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Vínculo Institucional:

Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis 
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) 
Av. Pasteur, 250 - Urca - Rio de Janeiro - 22.290-240 
Tel./Fax: (21) 3938-5119

Ficha Catalográfica:

Sociedade, Contabilidade e Gestão [recurso eletrônico]/ Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro. -- v. 1, n. 1, 2° semestre de 2006 -- Rio de Janeiro: UFRJ, 2006-.v. 
Quadrimestral 
Semestral 2006-2012
ISSN 1982-7342

1. Contabilidade e Gestão. I. Universidade Federal do Rio de Janeiro -- Faculdade de Administração e Ciências Contábeis.