Cronologia de uma Demonstração Contábil: Gênese, Maturidade e Ocaso da Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos

José Ricardo Maia de Siqueira

Resumo


No final de 2007 foi publicada a lei 11.638 que retirou a Demonstração de Origens e Aplicações de Recursos (DOAR) do rol das demonstrações consideradas, pela legislação societária, como obrigatória, colocando em seu lugar a Demonstração de Fluxo de Caixa (DFC). Trata-se do fechamento de um ciclo de vida que se iniciou em 1976 e que ao longo de mais de 30 anos colecionou polêmicas envolvendo sua qualidade informativa. Este trabalho tem por objetivo descrever o ciclo de vida da DOAR abordando seu nascimento, maturidade e descontinuação como demonstração obrigatória. Constatou-se, através de análise bibliográfica e documental que a DOAR sofreu críticas pelo seu hermetismo; teve seu principal contraponto na DFC, pelo tipo de informação disponibilizada por esta demonstração; e apresentou graves distorções no bojo de suas informações em períodos de alta inflação. Cabe se questionar se haverá espaço para esta demonstração na contabilidade corporativa, uma vez que o fim da obrigatoriedade decretado por um instrumento legal não é suficiente para determinar a descontinuação de uma demonstração, desde que esta tenha utilidade para o usuário.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v5i1.13193

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Sociedade, Contabilidade e Gestão

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Indexadores: 

Directory of Open Access Journals SPELL Scholar EBSCO

 
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Vínculo Institucional:

Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis 
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) 
Av. Pasteur, 250 - Urca - Rio de Janeiro - 22.290-240 
Tel./Fax: (21) 3938-5119

Ficha Catalográfica:

Sociedade, Contabilidade e Gestão [recurso eletrônico]/ Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro. -- v. 1, n. 1, 2° semestre de 2006 -- Rio de Janeiro: UFRJ, 2006-.v. 
Quadrimestral 
Semestral 2006-2012
ISSN 1982-7342

1. Contabilidade e Gestão. I. Universidade Federal do Rio de Janeiro -- Faculdade de Administração e Ciências Contábeis.