A Influência da Tributação no Grau de Conservadorismo das Empresas

Gabriel Moreira Campos, Alfredo Sarlo Neto, José Elias Feres de Almeida

Abstract


Esta pesquisa investiga a influência da tributação no grau de conservadorismo de empresas listadas na BM&FBovespa no período de 2000 a 2006. Nesse sentido, foram formuladas hipóteses sobre a associação da provisão para imposto de renda e contribuição social sobre o lucro na Demonstração do Resultado do Exercício com o grau de conservadorismo das empresas da amostra, sobre a associação do imposto de renda diferido na Demonstração do Resultado do Exercício com o grau de conservadorismo das empresas da amostra e a respeito da influência do setor ao qual a empresa pertence sobre o seu comportamento em relação ao conservadorismo. Foi selecionada uma amostra de 162 empresas por meio de uma amostragem intencional não probabilística, as quais foram objeto de uma regressão com dados em painel (não balanceado) com 845 observações. Após a realização de testes, o modelo de efeitos fixos mensurado pelo método de mínimos quadrados ponderados foi considerado o mais bem indicado para a análise, a qual demonstra que aproximadamente 10,37% da variação do Book-to-Market são explicados pela variação nas variáveis independentes.



DOI: https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v5i2.13201

Refbacks

  • There are currently no refbacks.


Copyright (c) 2017 Sociedade, Contabilidade e Gestão

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Indexes: 

Directory of Open Access Journals Scholar   EBSCO   

 
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Vínculo Institucional:

Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis 
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) 
Av. Pasteur, 250 - Urca - Rio de Janeiro - 22.290-240 
Tel./Fax: (21) 3938-5119

Ficha Catalográfica:

Sociedade, Contabilidade e Gestão [recurso eletrônico]/ Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro. -- v. 1, n. 1, 2° semestre de 2006 -- Rio de Janeiro: UFRJ, 2006-.v. 
Quadrimestral 
Semestral 2006-2012
ISSN 1982-7342

1. Contabilidade e Gestão. I. Universidade Federal do Rio de Janeiro -- Faculdade de Administração e Ciências Contábeis.