Caracterização da Evolução da Contabilidade em Portugal: do século XII a meados do século XVIII

Miguel Carvalho Lira

Resumo


Este trabalho tem como objectivo caracterizar a Contabilidade praticada em Portugal ao longo de um período temporal com cerca de 700 anos, que vai desde o século XII a meados do século XVIII, facultando uma sumária, mas assertiva, noção de como evoluiu o pensamento contabilístico português nos primórdios da nacionalidade. Para tal, iremos nos recorrer de diversos exemplos de contabilidades escrituradas por todo o território português, no período referenciado. Para ser possível a concretização deste objectivo, este estudo elege como metodologia uma abordagem qualitativa e como método de investigação o bibliográfico. As principais conclusões a reter deste trabalho passam pelo facto de a Contabilidade por partidas simples ter sido a única a ser utilizada até ao século XV, enquanto que a partir desse século já se utilizava, a espaços, o método das partidas dobradas, mas ainda longe da qualidade e quantidade que seria expectável, se tivermos em conta o advento dos “Descobrimentos”, e correspondente desenvolvimento comercial do país, e do que se passava no resto da Europa, à época, a um nível contabilístico. De acrescentar que em anos recentes a análise deste período temporal tem sido negligenciada, em detrimento da realizada aos séculos seguintes, o que torna ainda mais pertinente este estudo.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v5i2.13202

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Sociedade, Contabilidade e Gestão

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Indexadores: 

Directory of Open Access Journals Scholar  EBSCO   

 
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Vínculo Institucional:

Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis 
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) 
Av. Pasteur, 250 - Urca - Rio de Janeiro - 22.290-240 
Tel./Fax: (21) 3938-5119

Ficha Catalográfica:

Sociedade, Contabilidade e Gestão [recurso eletrônico]/ Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro. -- v. 1, n. 1, 2° semestre de 2006 -- Rio de Janeiro: UFRJ, 2006-.v. 
Quadrimestral 
Semestral 2006-2012
ISSN 1982-7342

1. Contabilidade e Gestão. I. Universidade Federal do Rio de Janeiro -- Faculdade de Administração e Ciências Contábeis.