Modelagem da Demanda Turística Internacional para o Estado de São Paulo

Fernando Alves Moura, Alessandra de Ávila Montini

Resumo


O objetivo deste estudo é analisar os determinantes econômicos da demanda turística internacional para o estado de São Paulo com base em modelos estatísticos causais. Para tal, coletaram-se dados secundários para modelagem da demanda turística internacional total para o estado de São Paulo, e da demanda turística de cada um dos três maiores países emissores para o estado, compreendendo ao todo quatro variáveis dependentes (a saber, demanda turística total; demanda turística da Alemanha, demanda turística da Argentina e demanda turística dos Estados Unidos). Utilizou-se a técnica de regressão linear múltipla com o método “forward selection” para inclusão de variáveis independentes. As variáveis independentes a serem testadas foram selecionadas de acordo com revisão bibliográfica e incluídas no modelo com base nos níveis de significância de seus coeficientes na regressão. Constata-se que para o estado de São Paulo as variáveis: (a) demanda turística defasada uma unidade de tempo; e (b) índice de preço aos consumidores do Uruguai, principal destino turístico alternativo ao Brasil, são significativas para estimar a demanda turística total, e para estimar a demanda turística de cada um dos três países emissores analisados (Alemanha, Argentina e Estados Unidos). Para o fluxo agregado de turistas internacionais, variáveis indicativas da atividade da renda nos países emissores - como PIB e volume de exportações não obtiveram significância estatística em seus coeficientes da regressão, dada inclusão prévia da variável (a). Para o fluxo desagregado em nível de países emissores aplicam-se as mesmas análise com exceção da Argentina, que obteve coeficientes de regressão significativos para a variável PIB. Os modelos apresentam bons ajustes aos dados, com coeficientes de determinação linear em torno de 0,9.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v5i2.13207

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Sociedade, Contabilidade e Gestão

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Indexadores: 

Directory of Open Access Journals SPELL Scholar EBSCO

 
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Vínculo Institucional:

Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis 
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) 
Av. Pasteur, 250 - Urca - Rio de Janeiro - 22.290-240 
Tel./Fax: (21) 3938-5119

Ficha Catalográfica:

Sociedade, Contabilidade e Gestão [recurso eletrônico]/ Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro. -- v. 1, n. 1, 2° semestre de 2006 -- Rio de Janeiro: UFRJ, 2006-.v. 
Quadrimestral 
Semestral 2006-2012
ISSN 1982-7342

1. Contabilidade e Gestão. I. Universidade Federal do Rio de Janeiro -- Faculdade de Administração e Ciências Contábeis.