A Relação entre o Perfil Profissional dos Alunos e as Áreas Temáticas de suas Dissertações: uma pesquisa no Mestrado em Ciências Contábeis da FACC-UFRJ
DOI:
https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v5i3.13213Abstract
O estudo tem por objetivo investigar a relação existente entre o perfil profissional dos alunos e a área temática escolhida, nas dissertações defendidas no programa de pós-graduação strictu sensu em ciências contábeis da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro -- FACC/UFRJ. A questão de pesquisa reside na verificação de uma possível influência do perfil profissional do autor na área temática de sua dissertação. A plataforma teórica compreende um histórico e contextualização do referido programa de mestrado, bem como estudos de pesquisas contábeis. Foram consideradas 71 dissertações, compreendidas entre os anos de 2000 e 2009 (1º semestre) e três perfis definidos como: público, privado e estudante. Nesse contexto, foram utilizadas 14 áreas temáticas, inspiradas na classificação utilizada pela The American Accounting Association -- (AAA), The European Accounting Association -- (EAA) e pelas principais universidades dos EUA e Europa, adaptadas à realidade da FACC-UFRJ. A pesquisa está classificada como exploratória, bibliográfica e documental, com avaliação quantitativa. Os dados necessários foram coletados, tabulados e, em seguida, analisados por meio da técnica estatística denominada análise de correspondência (ANACOR). Como resultado, constatou-se uma tendência de autores com perfis profissionais “público” escolherem temas relacionados a controle gerencial, além de sistemas de informações contábeis e contabilidade pública. Somase a isso, a observação de outras tendências para os demais perfis pesquisados, profissionais do setor privado e estudantes, no que tange a escolha da área temática de suas obras. Cumpri ressaltar a limitação da pesquisa no que se refere à abrangência das conclusões, haja vista que o estudo está restrito ao programa de mestrado de uma universidade específica. Assim sendo, sugere-se a continuação dessa pesquisa em outras instituições de ensino, bem como a verificação de outros fatores de influência na escolha do tema, como, por exemplo, a formação acadêmica do corpo docente.Downloads
Published
2011-02-08
Issue
Section
Artigos
License
COPYRIGHT: The author retains, without restrictions, the rights to his work.
REUSE RIGHTS: The SCG Journal adopts the Creative Commons License, CC BY-NC, non-commercial attribution according to the Open Access Policy to knowledge adopted by the UFRJ Journal Portal. With this license it is allowed to access, download, copy, print, share, reuse, and distribute the articles, as long as it is for non-commercial use and with the citation of the source, giving due credit of authorship and mentioning the SCG Journal. In such cases, no permission is required from the authors or publishers.
AUTHORS' DEPOSIT RIGHTS/SELF ARCHIVING: Authors are encouraged to archive the published version with the link to their article in the SCG Journal in institutional repositories.