Relação entre Disclosure Ambiental e as Características Econômico-Financeiras e de Mercado das Companhias Pertencentes ao Setor de Petróleo e Gás com Atuação no Segmento de Biocombustíveis

Authors

  • Vivian Osmari Uhlmann Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Maíra Melo de Souza Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Rogério João Lunkes Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

DOI:

https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v6i1.13227

Abstract

O objetivo desta pesquisa é relacionar o nível de disclosure ambiental com as características econômico-financeiras e de mercado das empresas pertencentes ao setor de Petróleo e Gás com atuação no segmento de biocombustíveis. Numa perspectiva de desenvolvimento sustentável é relevante vislumbrar a divulgação ambiental das empresas pertencentes a este ramo, bem como investigar se a decisão de divulgar ou não informações de caráter ambiental pode ter relação com suas características econômico-financeiras ou de mercado. A pesquisa é exploratória e a abordagem do problema é qualitativa. A amostra analisada é constituída pelas empresas classificadas no setor de biocombustíveis que publicaram demonstrações contábeis entre os anos de 2004 e 2008. Para mensurar o nível de disclosure ambiental das empresas, quantificou-se a evidenciação através de uma métrica adaptada de estudos anteriores. Desta maneira, de posse a quantidade de informações divulgada pelas empresas, verificou-se a existência de relação com suas características econômico-financeiras e de mercado. Os resultados demonstram que individualmente, ao longo dos anos, a relação do nível de disclosure ambiental com as características analisadas, das empresas pertencentes ao setor de biocombustíveis, não apresentam associação, sugerindo que a decisão de divulgar ou não informações ambientais não depende, do tamanho, rentabilidade, endividamento, empresa de auditoria ou nível de governança. Analisando comparativamente, é mister destacar que a Petrobras, que é a maior empresa da amostra, apresentou maior quantidade de divulgação ambiental, entretanto, ao olhar para as demais empresas percebe-se que a OGX em 2007, apesar de maior que a Ecodiesel apresentou menos informações ambientais, bem como a Ecodiesel apesar de menor que a PetManguinhos apresentou mais informações ambientais.

Author Biographies

Vivian Osmari Uhlmann, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Mestre em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina (PPGC/UFSC).

Maíra Melo de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutoranda do Curso de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Catarina (CPGA/UFSC) e Mestre em Contabilidade (PPGC/UFSC).

Rogério João Lunkes, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Professor Doutor do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade e Administração

Published

2011-10-26

Issue

Section

Artigos