Indicadores de Qualidade de Vida nos Municípios Mineiros e Eficiência Alocativa de Recursos Públicos

Luiz Carlos de Souza Faria, Evandro Rodrigues de Farias, Lucas Maia dos Santos, Marco Aurélio Marques Ferreira, Ambrozina de Abreu Pereira Silva

Resumo


Esta pesquisa propõe avaliar quais são os fatores determinantes da variação da eficiência no provimento da qualidade de vida, tomando como referência a relação entre disponibilidade de recursos públicos e qualidade de vida nos municípios do estado de Minas Gerais. Com o propósito de explicar a variação dos indicadores de qualidade de vida dos municípios mineiros foram propostos dois modelos estatísticos: um modelo a partir do Índice Mineiro de Responsabilidade Social (IMRS) que mensura a qualidade de vida gerada por um determinado município e o outro concebido a partir do Índice de Promoção da Qualidade de Vida (IPQV), que mensura a eficiência na alocação de recursos para promoção da qualidade de vida dos municípios mineiros. Os resultados demonstraram que ambos modelos diferenciam-se já que utilizando o IMRS como variável dependente, o volume de recursos pode ser preponderante para a geração de qualidade de vida. Por outro lado, utilizando o IPQV como variável dependente, constatou-se que o volume de recursos arrecadado pelos municípios pode não ser preponderante para o aumento da eficiência da alocação de recursos para a promoção da qualidade de vida da população. Neste caso, os municípios mais eficientes na alocação de recursos não necessariamente são os mais desenvolvidos.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v6i1.13229

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Sociedade, Contabilidade e Gestão

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Indexadores: 

Directory of Open Access Journals Scholar  EBSCO   

 
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Vínculo Institucional:

Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis 
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) 
Av. Pasteur, 250 - Urca - Rio de Janeiro - 22.290-240 
Tel./Fax: (21) 3938-5119

Ficha Catalográfica:

Sociedade, Contabilidade e Gestão [recurso eletrônico]/ Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro. -- v. 1, n. 1, 2° semestre de 2006 -- Rio de Janeiro: UFRJ, 2006-.v. 
Quadrimestral 
Semestral 2006-2012
ISSN 1982-7342

1. Contabilidade e Gestão. I. Universidade Federal do Rio de Janeiro -- Faculdade de Administração e Ciências Contábeis.