Fatores que Favorecem a Compreensão da Extensão da Divulgação sobre Partes Relacionadas -- Estudo nas Companhias Listadas no Novo Mercado da BM&FBovespa

Authors

  • Renata Luciana dos Reis Magalhães UFMG
  • Laura Edith Taboada Pinheiro UFMG
  • Wagner Moura Lamounier UFMG

DOI:

https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v6i3.13249

Abstract

A divulgação disponibilizada ao público usuário pelas empresas é fator fundamental do processo decisório. Este estudo, partindo da teoria da divulgação e da importância da redução da assimetria entre administradores e investidores, pesquisou fatores que seriam capazes de influenciar na extensão da divulgação sobre partes relacionadas nas notas explicativas das empresas listadas no Novo Mercado da BM&FBovespa -- segmento de onde são prometidas melhores práticas de governança corporativa. Atribuindo-se pontuação às divulgações encontradas nas Demonstrações Contábeis encerradas em 31/12/2010 procurou-se relacionálas com potenciais fatores explicativos como tamanho da empresa, resultado da equivalência patrimonial, setor de atuação e tempo de existência da empresa. Foram aplicadas técnicas estatísticas sendo possível inferir que a explicação para maiores ou menores níveis de evidenciação advém, em parte, do tempo de existência da companhia no mercado empresarial. Percebeu-se também que empresas do setor de bens de consumo cíclicos apresentam maior divulgação se comparada ao nível de divulgação das empresas do setor de construção e transportes. Concluiu-se ainda que não existem evidências estatísticas de influência sobre a divulgação de partes relacionadas de fatores como o tamanho da empresa e o resultado da equivalência patrimonial. Destaca-se a percepção de que, das demonstrações encerradas em 31/12/2010 pelas empresas pertencentes ao Novo Mercado da BM&FBovespa, nenhuma apresentou na íntegra as determinações de divulgação sobre partes relacionadas, da forma exigida pelo CPC 05, aprovado pela deliberação CVM n° 642/2010.

Author Biographies

Renata Luciana dos Reis Magalhães, UFMG

Renata Luciana dos Reis MagalhãesMestranda em Ciências Contábeis - UFMGDiscente do Mestrado em Ciências Contábeis do Centro de Pós-Graduação e Pesquisa emContabilidade e Controladoria da UFMGAv. Antônio Carlos, 6.627 - FACE. Campus Pampulha - 31270-901 - Belo Horizonte/MG.renatalu.reis@gmail.com

Laura Edith Taboada Pinheiro, UFMG

Laura Edith Taboada PinheiroDoutora em Contabilidade e Finanças - Universidad de Zaragoza.Professora do Centro de Pós-Graduação e Pesquisa em Contabilidade e Controladoria daUFMG.Av. Antônio Carlos, 6.627 - FACE. Campus Pampulha - 31270-901 - Belo Horizonte/MG.ltaboada@face.ufmg.br

Wagner Moura Lamounier, UFMG

Wagner Moura LamounierDoutor em Economia Aplicada -- UFV.Professor e Coordenador do Curso de Mestrado em Ciências Contábeis do Centro de Pós-Graduação e Pesquisa em Contabilidade e Controladoria da UFMG.Av. Antônio Carlos, 6.627 - FACE. Campus Pampulha - 31270-901 - Belo Horizonte/MG.wagner@face.ufmg.br

Published

2012-10-30