Metodologia do Ensino: Uma Análise da Percepção dos Alunos frente a Diferentes Formas de Ensino

Authors

  • Patrycia Scavello Barreto Pinto UERJ
  • Melisa Maia de Paula UERJ
  • Josir Simeone Gomes

DOI:

https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v6i3.13250

Abstract

Uma das grandes preocupações nos meios acadêmicos está centrada na discussão sobre a necessidade de renovação dos processos educacionais. Pautada nessa discussão procurou-se analisar, em uma Universidade Pública situada no Estado do Rio de Janeiro, no curso de graduação em Administração de Empresas, qual é a percepção dos alunos sobre o método de ensino da disciplina Contabilidade Geral 1. O foco é a percepção desses alunos sobre o método de ensino, ou seja, se os mesmos a qualificam, como método ativo ou passivo. E, em segundo lugar, procurou-se ver se existem similaridades ou diferenças dessas percepções para os alunos do curso presencial e os do curso à distância. Esta pesquisa pode ser considerada como um estudo de caso e o método de coleta de dados utilizado foi o questionário. A partir da análise dos resultados, verificou-se que a percepção dos graduandos quanto ao método de ensino apresenta diferenças significantes. Pode-se perceber que os alunos do curso presencial se sentem menos envolvidos com a construção de sua aprendizagem. De forma inversa, os alunos à distância mostraram-se mais ativos na busca do conhecimento. É cabível salientar que em algumas situações essa divergência é explicada pela diferença de metodologia empregada por cada uma das formas de ensino.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Patrycia Scavello Barreto Pinto, UERJ

Patrycia Scavello Barreto PintoMestranda em Ciências Contábeis - UERJDiscente do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJR. São Francisco Xavier, 524, 9° andar, Bloco E, Maracanã, Rio de Janeiro-RJ, 20550-013patryciascavello@gmail.com

Melisa Maia de Paula, UERJ

Melisa Maia de PaulaMestranda em Ciências Contábeis - UERJDiscente do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJR. São Francisco Xavier, 524, 9° andar, Bloco E, Maracanã, Rio de Janeiro-RJ, 20550-013melisamaia@yahoo.com

Josir Simeone Gomes

Josir Simeone GomesDoutor em Administração -- COPPEAd/UFRJProfessor do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJR. São Francisco Xavier, 524, 9° andar, Bloco E, Maracanã, Rio de Janeiro-RJ, 20550-013josirgomes@superig.com.br

Published

2012-10-30