O Papel da Controladoria em Relação ao Grau de Centralização das Organizações The Role of the Controllership Regarding the Degree of Centralization of Organizations
Resumo
O objetivo deste trabalho é refletir sobre o papel da controladoria nas organizações em relação ao grau de centralização. Para tanto, desenvolveu-se um ensaio teórico onde é discutida a centralização e a descentralização, abordando estruturas organizacionais, tomada de decisão e a controladoria. Verificou-se que em organizações com maior grau de centralização o sistema de informação contábil tende a ser voltado para o resultado geral da organização, pouco orientado ao controle de resultados e formado por informações não financeiras e qualitativas. O orçamento tende a ser usado para indicar a distribuição e o acompanhamento dos gastos. Em organizações com menor grau de centralização, verificou-se a necessidade de um sistema de informação orientado ao resultado das divisões, com relatórios descentralizados e disponíveis aos gestores. O orçamento tem papel de indicar além do destino dos recursos, a origem dos resultados, sendo cada gestor divisional responsável pelo orçamento de custos, receitas e investimentos de sua divisão.
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PDFDOI: https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v7i1.13256
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