O Papel da Controladoria em Relação ao Grau de Centralização das Organizações The Role of the Controllership Regarding the Degree of Centralization of Organizations

Cleber Marcos Rodniski, Carlos Alberto Diehl

Resumo


O objetivo deste trabalho é refletir sobre o papel da controladoria nas organizações em relação ao grau de centralização. Para tanto, desenvolveu-se um ensaio teórico onde é discutida a centralização e a descentralização, abordando estruturas organizacionais, tomada de decisão e a controladoria. Verificou-se que em organizações com maior grau de centralização o sistema de informação contábil tende a ser voltado para o resultado geral da organização, pouco orientado ao controle de resultados e formado por informações não financeiras e qualitativas. O orçamento tende a ser usado para indicar a distribuição e o acompanhamento dos gastos. Em organizações com menor grau de centralização, verificou-se a necessidade de um sistema de informação orientado ao resultado das divisões, com relatórios descentralizados e disponíveis aos gestores. O orçamento tem papel de indicar além do destino dos recursos, a origem dos resultados, sendo cada gestor divisional responsável pelo orçamento de custos, receitas e investimentos de sua divisão.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v7i1.13256

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Sociedade, Contabilidade e Gestão

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Indexadores: 

Directory of Open Access Journals Scholar  EBSCO   

 
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Vínculo Institucional:

Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis 
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) 
Av. Pasteur, 250 - Urca - Rio de Janeiro - 22.290-240 
Tel./Fax: (21) 3938-5119

Ficha Catalográfica:

Sociedade, Contabilidade e Gestão [recurso eletrônico]/ Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro. -- v. 1, n. 1, 2° semestre de 2006 -- Rio de Janeiro: UFRJ, 2006-.v. 
Quadrimestral 
Semestral 2006-2012
ISSN 1982-7342

1. Contabilidade e Gestão. I. Universidade Federal do Rio de Janeiro -- Faculdade de Administração e Ciências Contábeis.