Evolução dos Níveis de Aplicação de Relatórios de Sustentabilidade (GRI) de Empresas do ISE/Bovespa
DOI:
https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v7i2.13268Abstract
O presente trabalho trata da adoção e evolução dos níveis de relatórios de sustentabilidade (GRI). Os objetivos específicos foram: verificar o nível de evolução dos relatórios da GRI nas empresas do mundo; verificar o nível de evolução dos relatórios da GRI nas empresas do Brasil; analisar a estrutura e nível de aplicação dos relatórios da GRI nas empresas atuantes no ISE da BM&FBovespa. A GRI tem suas bases de relatórios na terceira geração do modelo, GRI-G3, o que mostra um empenho na melhoria contínua dos indicadores e sua adoção por diferentes países. A metodologia utilizada foi qualitativa, por meio de levantamento bibliográfico e dados secundários. Como instrumento de análise adotou-se a Report List GRI 2011. A análise evidenciou uma evolução significativa na adoção ao modelo GRI pelas empresas nos três níveis, mundo, Brasil e Índice de Sustentabilidade Empresarial. Os resultados da pesquisa mostram a evolução dos níveis desses relatórios, na busca do nível mais aprimorado GRI A, e com adoção significativa no Brasil por verificação aos níveis autodeclarados, o que legitima o modelo de relatório de sustentabilidade da Global Reporting Initiative. Conclui-se que a evolução dos relatórios de sustentabilidade no modelo GRI do ISE BM&FBovespa se consolida como modelo mais utilizado em 30 empresas de um total de 45 em 2010, confirmando-se assim a legitimação desta metodologia.Downloads
Published
2013-03-08
Issue
Section
Artigos
License
COPYRIGHT: The author retains, without restrictions, the rights to his work.
REUSE RIGHTS: The SCG Journal adopts the Creative Commons License, CC BY-NC, non-commercial attribution according to the Open Access Policy to knowledge adopted by the UFRJ Journal Portal. With this license it is allowed to access, download, copy, print, share, reuse, and distribute the articles, as long as it is for non-commercial use and with the citation of the source, giving due credit of authorship and mentioning the SCG Journal. In such cases, no permission is required from the authors or publishers.
AUTHORS' DEPOSIT RIGHTS/SELF ARCHIVING: Authors are encouraged to archive the published version with the link to their article in the SCG Journal in institutional repositories.