Capacidade Informativa das Demonstrações Financeiras dos Bancos Brasileiros: Uma Análise Sob a Ótica do Risco de Liquidez

Orleans Silva Martins, Clésia Camilo Pereira, Lúcio Rodrigues Capelletto, Edilson Paulo

Resumo


Este estudo tem o objetivo de analisar as demonstrações financeiras dos bancos brasileiros, sob a ótica do risco de liquidez, investigando se as Demonstrações dos Fluxos de Caixa e as Notas Explicativas dessas empresas atendem às exigências referentes à divulgação do risco de liquidez demandas pela IFRS 7 e pelos princípios do Comitê de Basiléia. Adicionalmente, foi investigado se os coeficientes de cobertura de caixa dessas empresas, calculados a partir da DFC, demonstram alguma relação com o cumprimento dessas exigências. Para isso, foi levantado um referencial teórico acerca da liquidez e do risco de liquidez, além do papel da DFC e das Notas Explicativas frente à divulgação de informações relativas à liquidez. Nesse sentido, foi realizado um estudo exploratório junto as 28 empresas que integram o Segmento Bancos da BM&F Bovespa, por meio de suas demonstrações financeiras do ano de 2009. Os principais resultados indicam baixa capacidade informativa dessas demonstrações em relação à situação e risco de liquidez, tendo em vista que apenas 60,71% das exigências contidas nas normas foram cumpridas. Ainda, pode-se concluir que o simples fato de possuir bons quocientes de cobertura de caixa não é condição necessária para figurar entre as empresas que mais cumprem as exigências de divulgação das situações e risco de liquidez, ou vice versa. Assim, mesmo quando as empresas possuem bons indicativos de liquidez, as informações exigidas pelo IASB e pelo BCBS deixam de ser divulgadas em suas demonstrações.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v7i2.13274

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Sociedade, Contabilidade e Gestão

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Indexadores: 

Directory of Open Access Journals Scholar  EBSCO   

 
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Vínculo Institucional:

Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis 
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) 
Av. Pasteur, 250 - Urca - Rio de Janeiro - 22.290-240 
Tel./Fax: (21) 3938-5119

Ficha Catalográfica:

Sociedade, Contabilidade e Gestão [recurso eletrônico]/ Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro. -- v. 1, n. 1, 2° semestre de 2006 -- Rio de Janeiro: UFRJ, 2006-.v. 
Quadrimestral 
Semestral 2006-2012
ISSN 1982-7342

1. Contabilidade e Gestão. I. Universidade Federal do Rio de Janeiro -- Faculdade de Administração e Ciências Contábeis.