Sustentabilidade Ambiental: Estudo em uma Instituição de Ensino Catarinense

Authors

  • Silvana Dalmutt Kruger UFSC
  • Elisete Dahmer Pfitscher UFSC
  • Vivian Osmari Uhlmann UFSC
  • Sergio Murilo Petri UFSC

DOI:

https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v8i1.13285

Abstract

Este artigo tem como objetivo geral analisar a sustentabilidade ambiental de uma instituição de ensino superior catarinense, com base no Sistema Contábil Gerencial Ambiental -- SICOGEA -- Geração 3. O estudo foi desenvolvido mediante a realização de entrevistas junto aos responsáveis por diversos setores da instituição de ensino, com o propósito de responder a uma lista de verificação com 154 questões, que possibilitou estudar os aspectos e impactos ambientais, bem como o índice de sustentabilidade ambiental da instituição. Os resultados obtidos sugerem que a instituição de ensino superior apresenta um bom nível de responsabilidade ambiental, com índice de 70,60%. Ressalta-se que não se identificaram critérios deficitários dentre os 9 critérios analisados. Os critérios de prestação de serviços e atendimento acadêmico atingiram o índice de 89,2% e a responsabilidade social na instituição obteve índice de 82,2%, considerados índices adequados de sustentabilidade pelo método adotado na pesquisa. Os demais 5 critérios analisados são considerados bons, ou seja, existem ações praticadas na instituição para além da legislação e projetos que buscam valorizar o meio ambiente. O estudo propõe um plano resumido de gestão ambiental, visando contribuir no desenvolvimento de ações de conscientização e redução dos processos causadores de impacto ambiental da instituição de ensino superior.

Published

2013-06-30

Issue

Section

Artigos