Reflexos da Capitalização do Leasing Operacional nos Indicadores de Estrutura de Empresas do Subsetor de Transportes Listadas na Bovespa

Vinícius Gomes Martins, Augusto Cezar da Cunha Silva Filho, Luiz Felipe de Araújo Pontes Girão, Jorge Katsumi Niyama

Resumo


O leasing constitui uma alternativa para o financiamento de ativos para as entidades, tendo como modalidades operacionais e financeiras. Esse tipo de operação tem causado diversos entraves teóricos, dentre eles, a questão das transações off-balance sheet. Em 2009, o IASB e o FASB, em trabalho conjunto publicaram o Exposure Draft 2010/09 (ED) que promete mudanças relevantes no tratamento de tais operações. Frente a isso, o presente estudo teve como objetivo analisar os reflexos das mudanças propostas contidas no ED, quanto à capitalização do leasing operacional, nos indicadores de estrutura de empresas do subsetor de transporte listadas na Bovespa. Para isso, utilizou-se a metodologia de simulação das propostas contidas no ED, corroborando as pesquisas anteriores. Depois de efetivada a simulação, procedeu-se com o teste t de Student para amostras emparelhadas, com o intuito de verificar se as mudanças previstas podem causar diferenças significativas nos indicadores testados. As evidências apontam que no ano de 2011, um montante de R$ 3,8 bilhões, referente a contratos de leasing operacional, não transitou pelo Balanço Patrimonial (offbalance sheet) das respectivas empresas. Observou-se ainda que, em média, as empresas da amostra possuem contratos de leasing operacional a pagar equivalente a 18,46% do capital próprio e 16,14% do capital de terceiros. Por fim, ao simular as propostas contidas no ED, verificou-se que os indicadores de endividamento, imobilização do patrimônio líquido e imobilização dos recursos não correntes, sofreram variações significativas, do ponto de vista estatístico, com a capitalização dos saldos de leasing operacional.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v8i3.13299

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Sociedade, Contabilidade e Gestão

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Indexadores: 

Directory of Open Access Journals Scholar  EBSCO   

 
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Vínculo Institucional:

Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis 
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) 
Av. Pasteur, 250 - Urca - Rio de Janeiro - 22.290-240 
Tel./Fax: (21) 3938-5119

Ficha Catalográfica:

Sociedade, Contabilidade e Gestão [recurso eletrônico]/ Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro. -- v. 1, n. 1, 2° semestre de 2006 -- Rio de Janeiro: UFRJ, 2006-.v. 
Quadrimestral 
Semestral 2006-2012
ISSN 1982-7342

1. Contabilidade e Gestão. I. Universidade Federal do Rio de Janeiro -- Faculdade de Administração e Ciências Contábeis.