Um Experimento sobre o Efeito de Apelos Sexuais em Propagandas Reais de Cerveja sobre a Intenção de Compra e Atitude Frente à Propaganda de Jovens Adultos
DOI:
https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v8i3.13302Abstract
A presença constante de informação sexual na propaganda brasileira, seja na forma de comportamento sexual, utilização de modelos atraentes, nudez, fetichismo ou promessas de satisfação sexual e intimidade, não é acompanhada pelo desenvolvimento do conhecimento a respeito da utilização de apelos sexuais na propaganda nacional. Este trabalho busca avançar na compreensão da percepção do consumidor a respeito dos apelos sexuais utilizados em propagandas reais e investigar relações entre o uso de apelos sexuais em propagandas e a atitude frente à propaganda e a intenção de compra do consumidor. Para tanto, realizamos um estudo sobre os apelos sexuais em propagandas de cerveja com jovens universitários. Nossa escolha de produto se baseou no fato da cerveja ser amplamente consumida entre os jovens e porque os fabricantes mantêm uma preocupação constante em desenvolver novas peças de propaganda a fim de manter ou mesmo ampliar sua participação no mercado. Os dados não trouxeram respostas consistentes com relação ao uso de apelos sexuais em propagandas de cerveja e à intenção de compra ou a atitude frente à propaganda, mas serviram para uma discussão acerca do apelo sexual relacionado diretamente ao produto cerveja. Além disso, o estudo ofereceu algumas respostas relacionadas à identificação efetiva de apelo sexual, tais como maior sensibilidade do público feminino e implicações relacionadas à utilização de apelos sexuais na propaganda relevantes para praticantes e acadêmicos.Downloads
Published
2014-01-26
Issue
Section
Artigos
License
COPYRIGHT: The author retains, without restrictions, the rights to his work.
REUSE RIGHTS: The SCG Journal adopts the Creative Commons License, CC BY-NC, non-commercial attribution according to the Open Access Policy to knowledge adopted by the UFRJ Journal Portal. With this license it is allowed to access, download, copy, print, share, reuse, and distribute the articles, as long as it is for non-commercial use and with the citation of the source, giving due credit of authorship and mentioning the SCG Journal. In such cases, no permission is required from the authors or publishers.
AUTHORS' DEPOSIT RIGHTS/SELF ARCHIVING: Authors are encouraged to archive the published version with the link to their article in the SCG Journal in institutional repositories.