Impacto do Sistema de Recompensa e do Acesso às Informações sobre o Desempenho Individual no Empowerment Psicológico e o seu Reflexo na Eficácia Gerencial de Empresa Multinacional

Sabrina do do Nascimento, Ilse Maria Beuren

Resumo


O estudo objetiva verificar o impacto das variáveis sistema de recompensa e acesso às informações sobre o desempenho individual (antecedentes) no empowerment psicológico segundo o modelo de Spreitzer (1995), e o seu reflexo na eficácia gerencial (consequente) aferida pelo alcance das metas estabelecidas no sistema de recompensa, em uma empresa multinacional. Fundamenta-se o estudo no modelo conceitual de empowerment psicológico de Spreitzer (1995) e da sua rede estrutural utiliza duas variáveis antecedentes (sistema de recompensa e acesso às informações) como inputs e uma variável consequente (eficácia gerencial) como output. O constructo da pesquisa consubstancia-se de operacionalizações realizadas por Spreitzer (1995) e Lawler III (2003). Pesquisa descritiva com abordagem quantitativa foi realizada em empresa multinacional de origem americana, com uma unidade fabril instalada no Sul do Brasil. O questionário aplicado aos empregados desta unidade fabril foi adaptado de Spreitzer (1995), e contém 24 questões fechadas com escala Likert de sete pontos. Na análise dos dados aplicou-se a técnica estatística de regressão linear com a utilização do software Statistical Package for Social Sciences (SPSS). Os resultados da pesquisa evidenciam a presença das dimensões de competência, significado, impacto e autodeterminação do empowerment psicológico. A eficácia gerencial da empresa, aferida pelo alcance das metas estabelecidas no sistema de recompensa, não demonstrou relação significante com as dimensões do empowerment psicológico. Conclui-se que o sistema de recompensa e o acesso às informações sobre o desempenho individual impactam no empowerment psicológico e se refletem parcialmente na eficácia gerencial da empresa. Palavras-chave: Sistema de Recompensa. Acesso às informações sobre desempenho individual. Empowerment Psicológico. Eficácia Gerencial.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v9i1.13309

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Sociedade, Contabilidade e Gestão

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Indexadores: 

Directory of Open Access Journals Scholar  EBSCO   

 
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Vínculo Institucional:

Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis 
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) 
Av. Pasteur, 250 - Urca - Rio de Janeiro - 22.290-240 
Tel./Fax: (21) 3938-5119

Ficha Catalográfica:

Sociedade, Contabilidade e Gestão [recurso eletrônico]/ Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro. -- v. 1, n. 1, 2° semestre de 2006 -- Rio de Janeiro: UFRJ, 2006-.v. 
Quadrimestral 
Semestral 2006-2012
ISSN 1982-7342

1. Contabilidade e Gestão. I. Universidade Federal do Rio de Janeiro -- Faculdade de Administração e Ciências Contábeis.