Educação Superior, Inserção Profissional e Origem Social: Limites e Possibilidades

Authors

  • Ana Heloísa da Costa Lemos IUPERJ
  • Veranise Jacubowski Correia Dubeux PUC-RJ e ESPM
  • Sandra Regina da Rocha-Pinto PUC-RJ

DOI:

https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v9i1.13311

Abstract

O artigo objetivou analisar os impactos da formação universitária na inserção profissional de formandos do curso de Administração, tendo em perspectiva o debate teórico mais amplo sobre os efeitos dessa formação na inserção social de seus detentores. Para alcançar o objetivo realizou-se um levantamento, nos anos de 2007, 2008 e 2009, junto a alunos do curso de Administração de uma renomada Universidade particular do Rio de Janeiro, que procurou explorar as possíveis relações entre a obtenção do diploma, a origem social do diplomado e a sua inserção no mercado de trabalho. Foram abordados alunos do último semestre do curso e analisadas variáveis como perfil sócio-econômico; grau de escolaridade dos pais e ocupação atual. Buscou-se identificar possíveis diferenças entre as condições de inserção no mercado de trabalho dos respondentes de maior e menor renda. Os resultados obtidos, não indicaram diferenças entre os postos de trabalho ocupados pelos indivíduos oriundos dos dois grupos, reforçando a premissa de que a educação tem uma influência decisiva na inserção social e profissional.

Author Biographies

Ana Heloísa da Costa Lemos, IUPERJ

Professora dos cursos de graduação e de pós-graduação Stricto Sensu e Lato Sensu do Depto. Doutora em Sociologia -- IUPERJ de Administração da PUC-RJ Rua Marquês de São Vicente, 225 -- Rio de Janeiro -- RJ -- 22451-900.

Veranise Jacubowski Correia Dubeux, PUC-RJ e ESPM

Professora dos cursos de graduação do Depto. de Administração da PUC-RJ e da ESPM Rio Doutora em Engenharia Mecânica -- COPPE/UFRJ Rua Marquês de São Vicente, 225 -- Rio de Janeiro -- RJ -- 22451-900.

Sandra Regina da Rocha-Pinto, PUC-RJ

Coordenadora do curso de graduação e professora dos cursos de pós-graduação Stricto Sensu e Lato Sensu do Depto. de Administração da PUC-RJ Rua Marquês de São Vicente, 225 -- Rio de Janeiro -- RJ -- 22451-900.

Published

2014-07-21

Issue

Section

Artigos