Práticas de Divulgação de Informações sobre Segmentos Operacionais no Brasil

Júlia Alves e Souza, Alfredo Sarlo Neto

Resumo


Este estudo objetiva identificar as práticas de divulgação de informações sobre segmentos operacionais apresentadas por empresas brasileiras. São abordados os anos de 2010 e 2011, sendo que a obrigatoriedade desse tipo de divulgação para as empresas abertas brasileiras iniciou-se em 2010. A pesquisa descritiva desenvolve-se a partir da análise do conteúdo das demonstrações contábeis das empresas, tendo como referência os requisitos constantes no Pronunciamento CPC 22. Os dados, referentes às demonstrações financeiras das empresas, são coletados no site da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). O estudo engloba 272 empresas ativas na BM&FBOVESPA, distribuídas em 20 setores econômicos, totalizando 544 demonstrações contábeis analisadas. Conclui-se que não houve uniformidade nas práticas de divulgação sobre segmentos de tais empresas, conforme esperado (dada a discricionariedade permitida pelo CPC 22). Identificam-se diferenças tanto nos tipos de informações divulgadas quanto nos níveis de detalhamento das mesmas. Algumas das empresas sequer mencionaram diretamente a existência de segmentos operacionais. Constata- se, ainda, que o nível de divulgação das empresas não explorou todos os pontos mencionados pelo Pronunciamento, e, desta forma, os resultados evidenciam que não houve total cumprimento dos requisitos do CPC 22 por parte dessas empresas, sendo as práticas de divulgação pouco detalhadas e superficiais em diversos aspectos.

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DOI: https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v9i2.13320

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Ficha Catalográfica:

Sociedade, Contabilidade e Gestão [recurso eletrônico]/ Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro. -- v. 1, n. 1, 2° semestre de 2006 -- Rio de Janeiro: UFRJ, 2006-.v. 
Quadrimestral 
Semestral 2006-2012
ISSN 1982-7342

1. Contabilidade e Gestão. I. Universidade Federal do Rio de Janeiro -- Faculdade de Administração e Ciências Contábeis.