Análise da Institucionalização de Artefatos de Custos no Controle Gerencial em uma Empresa Têxtil
DOI:
https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v9i2.13321Abstract
O presente estudo objetivou analisar o processo de institucionalização de artefatos de custos no controle gerencial de empresa paranaense do setor têxtil. Para isso, desenvolveu-se pesquisa descritiva, qualitativa com desenvolvimento de estudo de caso conduzido por entrevista semiestruturada, aplicação de questionários e análise documental. A empresa em estudo foi selecionada por acessibilidade e intencionalmente por estar em fase de implementação de mudança nas práticas de controle gerencial. Estruturou-se roteiro de entrevista semiestruturada e questionários com base em Burns e Scapens (2000), Guerreiro et al. (2005) e Rocha e Guerreiro (2010). Foram entrevistados o controller e um funcionário da controladoria, assim como, dois funcionários envolvidos na alimentação do sistema de informações. A empresa busca implementar novo plano de contas e relatórios gerenciais pelo sistema que oferece melhor tempestividade e gestão dos custos e despesas fixas e variáveis, centros de custos, entre outros. Os resultados da pesquisa demonstram que a etapa de codificação foi realizada pelo controller e por consultor ao codificaram os princípios e desejos institucionais em rotinas, regras e normas e assim elaborar a proposta de mudanças. A empresa não atendeu adequadamente alguns fatores de institucionalização elencados por Guerreiro et al. (2005), referentes treinamento das pessoas envolvidas, elementos de repetição e percepção da consequências da implantação da mudança pelas pessoas. Ao analisar o estudo de caso e refletir os resultados com a lente da teoria institucional, conclui-se que obter informações gerenciais de artefatos de custos depende de adequados processos de coleta de dados, sendo que mesmo quando utilizando de tecnologias atualizadas, necessita-se de diversos fatos para que esse processo torne-se institucionalizado, o que pode ser melhor compreendido com base nessa lente.Downloads
Published
2015-01-22
Issue
Section
Artigos
License
COPYRIGHT: The author retains, without restrictions, the rights to his work.
REUSE RIGHTS: The SCG Journal adopts the Creative Commons License, CC BY-NC, non-commercial attribution according to the Open Access Policy to knowledge adopted by the UFRJ Journal Portal. With this license it is allowed to access, download, copy, print, share, reuse, and distribute the articles, as long as it is for non-commercial use and with the citation of the source, giving due credit of authorship and mentioning the SCG Journal. In such cases, no permission is required from the authors or publishers.
AUTHORS' DEPOSIT RIGHTS/SELF ARCHIVING: Authors are encouraged to archive the published version with the link to their article in the SCG Journal in institutional repositories.