Comercio Tradicional Versus Comércio Eletrônico: Um Estudo de Caso Sob o Olhar da Gestão dos Custos Logísticos

Marcos Antônio de Souza, Lindones Bisuti Lemos, Lucas Seffrin Zorzo

Resumo


O objetivo do artigo é verificar como uma empresa brasileira de grande porte do setor varejista efetua a mensuração e análise dos custos logísticos tanto das suas operações físicas (comércio tradicional) quanto das suas operações virtuais (comércio eletrônico). A pesquisa é desenvolvida no âmbito das contribuições da gestão estratégica de custos para a sustentabilidade dos negócios. Trata-se de um estudo de caso único, descritivo e com abordagem qualitativa, realizado no 2o semestre de 2013. Os dados foram coletados mediante entrevistas, análise documental e observações in loco. As análises dos dados ocorreram por interpretações comparativas. Os principais resultados apontaram que não existem diferenças significativas na análise e mensuração de custos logísticos entre as duas formas de comercialização. Isso pode ser explicado, em parte, pelo fato de que a empresa não trata o comércio eletrônico de forma diferenciada em relação a gestão dos custos logísticos. Ou seja, tanto as operações da loja virtual quanto as operações das lojas físicas compartilham da mesma estrutura logística. Custos logísticos adicionais no comercio eletrônico são compensados pela maior margem praticada nesse modelo de negócios.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v9i2.13322

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Sociedade, Contabilidade e Gestão

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Indexadores: 

Directory of Open Access Journals Scholar  EBSCO   

 
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Vínculo Institucional:

Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis 
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) 
Av. Pasteur, 250 - Urca - Rio de Janeiro - 22.290-240 
Tel./Fax: (21) 3938-5119

Ficha Catalográfica:

Sociedade, Contabilidade e Gestão [recurso eletrônico]/ Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro. -- v. 1, n. 1, 2° semestre de 2006 -- Rio de Janeiro: UFRJ, 2006-.v. 
Quadrimestral 
Semestral 2006-2012
ISSN 1982-7342

1. Contabilidade e Gestão. I. Universidade Federal do Rio de Janeiro -- Faculdade de Administração e Ciências Contábeis.