Professor: Profissão de Risco. Uma análise do Impacto da Gestão de IES Privadas sobre o Trabalho Docente

Paula Cristina Afonso dos Santos Ferreira, Rejane Prevot Nascimento, Maria Nair Rodrigues Salvá

Resumo


Este trabalho tem como objetivo analisar o impacto da gestão das Instituições de Ensino Superior Privadas (IES) sobre as condições em que o trabalho docente é exercido nestas instituições. O estudo foi realizado junto a docentes de uma universidade e dois centros universitários situados o Rio de Janeiro. O referencial teórico abrange o estudo sobre a flexibilidade das relações trabalho em geral e, em particular, a flexibilidade conferida ao o trabalho docente à luz dos modelos de gestão das IES privadas. A metodologia escolhida para este estudo baseia-se em uma abordagem qualitativa. Foi realizada uma pesquisa de campo, com o uso de roteiros de entrevistas semiestruturadas. Os sujeitos investigados nesta pesquisa são docentes e coordenadores de curso nas três instituições analisadas. É possível perceber, a partir deste estudo, que há uma relação direta do recente processo de mercantilização do ensino superior com a precarização das condições de trabalho do docente, pois aparentemente, neste mercado, o principal objetivo das organizações é a maximização do lucro, independente das consequências geradas sobre os outros atores envolvidos (alunos e professores). Portanto, se para maximizar os lucros, mesmo que o serviço a ser oferecido seja com menor qualidade, são reduzidos os gastos com qualificação e remuneração docente, entre outros.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v9i2.13326

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Sociedade, Contabilidade e Gestão

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Indexadores: 

Directory of Open Access Journals Scholar  EBSCO   

 
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Vínculo Institucional:

Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis 
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) 
Av. Pasteur, 250 - Urca - Rio de Janeiro - 22.290-240 
Tel./Fax: (21) 3938-5119

Ficha Catalográfica:

Sociedade, Contabilidade e Gestão [recurso eletrônico]/ Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro. -- v. 1, n. 1, 2° semestre de 2006 -- Rio de Janeiro: UFRJ, 2006-.v. 
Quadrimestral 
Semestral 2006-2012
ISSN 1982-7342

1. Contabilidade e Gestão. I. Universidade Federal do Rio de Janeiro -- Faculdade de Administração e Ciências Contábeis.