Relação entre o Disclosure da Sustentabilidade com a Governança Corporativa: Um Estudo nas Empresas Listadas no Ibrx-100

Emanoel Truta do Bomfim, Wellington dos Santos Teixeira, Paulo Aguiar do Monte

Resumo


O objetivo deste estudo foi verificar a relação entre o disclosure da sustentabilidade com algumas características de governança corporativa nas empresas brasileiras de capital aberto. As características da governança corporativa estudadas foram a dualidade do CEO, nível de governança corporativa, comitê de sustentabilidade, diretores independentes, influência da comunidade, board interlocking e administração familiar. A análise teve como base 76 empresas listadas no IBRX-100 da BM&FBovespa que foram acompanhadas no período de 2009 a 2011. A técnica de análise de conteúdo foi empregada nos relatórios corporativos, nas demonstrações financeiras e nos relatórios sociais ou de sustentabilidade das empresas investigadas com a finalidade de mensurar o nível de disclosure da sustentabilidade. O modelo de dados em painel com efeitos fixos e aleatórios foi utilizado para avaliar a relação entre o disclosure da sustentabilidade e das informações socioambientais com as características da governança corporativa das empresas investigadas. Os resultados encontrados demonstram que a administração familiar, a idade da companhia, a influência da comunidade, a presença de um comitê de sustentabilidade, o tamanho e o desempenho apresentam efeito positivo no disclosure da sustentabilidade. Por outro lado, a participação no Novo Mercado (NM) da BM&FBovespa mostrou-se negativamente relacionada com o nível disclosure da sustentabilidade, demonstrando que a inserção neste nível diferenciado de governança corporativa não influencia na divulgação de informações pelas companhias investigadas.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v10i1.13341

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Sociedade, Contabilidade e Gestão

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Indexadores: 

Directory of Open Access Journals Scholar  EBSCO   

 
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Vínculo Institucional:

Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis 
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) 
Av. Pasteur, 250 - Urca - Rio de Janeiro - 22.290-240 
Tel./Fax: (21) 3938-5119

Ficha Catalográfica:

Sociedade, Contabilidade e Gestão [recurso eletrônico]/ Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro. -- v. 1, n. 1, 2° semestre de 2006 -- Rio de Janeiro: UFRJ, 2006-.v. 
Quadrimestral 
Semestral 2006-2012
ISSN 1982-7342

1. Contabilidade e Gestão. I. Universidade Federal do Rio de Janeiro -- Faculdade de Administração e Ciências Contábeis.