Características Determinantes das Companhias do Novo Mercado que Adotam o Hedge Accounting

Leandro A. Toigo, Maria M. Brizolla, Francisco C. Fernandes

Resumo


Esta pesquisa teve por objetivo principal analisar as características de governança corporativa e financeiras que discriminam grupos de empresas que adotam hedge accounting no novo mercado para gestão de risco. Nesse sentido, realizou-se pesquisa descritiva junto ao sítio da BM&FBOVESPA, conduzida por meio de análise documental dos demonstrativos financeiros de 31/12/2012, tais como as notas explicativas e relatórios da administração, também houve a coleta de dados no formulário de referência e na Economatica. A população corresponde as 128 companhias do nível de governança - novo mercado, sendo que a amostra constituída foi aleatória e probabilística, compreendendo 88 entidades. Utilizou-se um constructo sobre o CPC 40 que trata do hedge accounting, visando segmentar a amostra em empresas optantes ou não da contabilidade de hedge. Os resultados encontrados com a aplicação da correlação de Pearson e da regressão logística com os testes de Hosmer e Lemoshow (HLT) e do Teste Omnibus do Coeficiente do Modelo (OTMC), demonstraram que as empresas que apresentam concentração acionária, investidores estrangeiros e maior tamanho de ativos são as que adotam de forma mais significativa o CPC 40. Conclui-se, que as companhias brasileiras pertencentes ao novo mercado que adotam a prática de evidenciação contábil para demonstrar aprimoramento na gestão de risco dos investimentos dos acionistas, são empresas de grande porte com a estrutura de capital composta por investidor estrangeiro e representativa concentração acionária.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v10i2.13347

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Sociedade, Contabilidade e Gestão

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Indexadores: 

Directory of Open Access Journals Scholar  EBSCO   

 
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Vínculo Institucional:

Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis 
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) 
Av. Pasteur, 250 - Urca - Rio de Janeiro - 22.290-240 
Tel./Fax: (21) 3938-5119

Ficha Catalográfica:

Sociedade, Contabilidade e Gestão [recurso eletrônico]/ Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro. -- v. 1, n. 1, 2° semestre de 2006 -- Rio de Janeiro: UFRJ, 2006-.v. 
Quadrimestral 
Semestral 2006-2012
ISSN 1982-7342

1. Contabilidade e Gestão. I. Universidade Federal do Rio de Janeiro -- Faculdade de Administração e Ciências Contábeis.