Primarização como Estratégia de Redução de Custos: uma Metodologia para Identificar e Mensurar os Fatores que Suportam a Decisão

Geraldo M. R. Santos, Arilton Teixeira

Resumo


Forçada pela crise de 2008, a indústria siderúrgica nacional teve que rever sua estrutura de custos para se manter competitiva. Dentre as estratégias adotadas, a primarização de serviços foi usada visando à redução de custos e da capacidade ociosa de pessoal e equipamentos advindas da queda nas vendas. Nesse contexto, elaboramos este trabalho que visa quantificar, a partir de um estudo de caso de primarização da manutenção eletromecânica na ArcelorMittal Tubarão (AMT), os resultados desta tomada de decisão. Listamos como principais vantagens da primarização na AMT a redução de 24,41% nos custos dos serviços de manutenção; a redução no nível de retrabalho e de acidentes com perda de tempo (CPT); o aumento da produtividade e do índice de acerto de paradas programadas. Os fatores que mais contribuíram para a primarização dos serviços foram: acordos coletivos de trabalho das contratadas, nos últimos dez anos, superiores aos das contratantes e a incidência de lucro, taxas de administração e impostos sobre os custos da mão de obra e benefícios com pessoal. Este trabalho também conclui que se os preços dos serviços de terceiros fossem corrigidos apenas pela inflação (INPC), nos últimos dez anos, a primarização dos serviços, sob a ótica de custos, seria inviabilizada.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v10i2.13349

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Sociedade, Contabilidade e Gestão

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Indexadores: 

Directory of Open Access Journals Scholar  EBSCO   

 
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Vínculo Institucional:

Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis 
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) 
Av. Pasteur, 250 - Urca - Rio de Janeiro - 22.290-240 
Tel./Fax: (21) 3938-5119

Ficha Catalográfica:

Sociedade, Contabilidade e Gestão [recurso eletrônico]/ Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro. -- v. 1, n. 1, 2° semestre de 2006 -- Rio de Janeiro: UFRJ, 2006-.v. 
Quadrimestral 
Semestral 2006-2012
ISSN 1982-7342

1. Contabilidade e Gestão. I. Universidade Federal do Rio de Janeiro -- Faculdade de Administração e Ciências Contábeis.