Determinantes da Taxa de Imposto Efetiva de Empresas da América Latina
DOI:
https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v10i3.13368Abstract
O objetivo do estudo foi de identificar os fatores determinantes da taxa de imposto efetiva (ETR) de empresas da América Latina no período de 2009 à 2013. Estudo descritivo foi realizado por meio de pesquisa documental, com abordagem quantitativa dos dados. A amostra foi composta por 500 empresas, sendo 45 da Argentina, 171 do Brasil, 108 do Chile, 38 da Colômbia, 71 do México e 67 do Peru, cujos dados foram coletados na base de dados da Thompson Reuters® e analisados por meio de regressão de dados em painel através do software STATA®, tendo como variável dependente a Taxa de Imposto Efetiva (ETR) e variáveis independentes o tamanho (TAM), a intensidade de capital (INTCAP), a intensidade de inventário (INTINV), a alavancagem (ALAV) e a rentabilidade dos ativos (ROA). Os resultados evidenciam que o tamanho das empresas apresenta influência positivamente significativa sobre a ETR das empresas colombianas. A intensidade de capital (INTCAP) e a intensidade de inventário (INTINV) não foram significativas para determinar a influência sobre a ETR nos países analisados. A alavancagem das empresas argentinas evidencia uma influência positiva sobre a ETR, enquanto que para as empresas colombianas esta influência foi negativamente significativa e não significativa para os demais países. A rentabilidade resultou em uma influência negativa para as empresas mexicanas e peruanas, e não significante para os demais países para determinar a influência sobre a ETR. Denota-se que existem diferenças quanto aos determinantes da carga fiscal em países latino-americanos, o que estimula a realização de novos estudos.Downloads
Published
2016-06-27
Issue
Section
Artigos
License
COPYRIGHT: The author retains, without restrictions, the rights to his work.
REUSE RIGHTS: The SCG Journal adopts the Creative Commons License, CC BY-NC, non-commercial attribution according to the Open Access Policy to knowledge adopted by the UFRJ Journal Portal. With this license it is allowed to access, download, copy, print, share, reuse, and distribute the articles, as long as it is for non-commercial use and with the citation of the source, giving due credit of authorship and mentioning the SCG Journal. In such cases, no permission is required from the authors or publishers.
AUTHORS' DEPOSIT RIGHTS/SELF ARCHIVING: Authors are encouraged to archive the published version with the link to their article in the SCG Journal in institutional repositories.