Provisões Contingentes Ambientais e seus Reflexos no Endividamento das Empresas de Alto Impacto Ambiental Após Adoção do CPC 25

Karla Katiuscia Nóbrega de Almeida, Fabiano Ferreira Batista

Resumo


No contexto dos passivos ambientais, a presente pesquisa objetivou analisar o impacto do CPC 25 no reconhecimento e evidenciação das provisões contingentes ambientais e seus reflexos no endividamento das empresas estudadas. Para tanto, investigou-se o comportamento dos saldos relacionados com provisões ambientais e indicadores de endividamento no período de 2006 a 2014, de 90% das empresas de alta impacto ambiental listadas na BM&FBovespa, de forma comparativa, antes e após a adoção do referido pronunciamento técnico. Encontrou-se evidencias de aumento de empresas que divulgaram essas informações, com maior representatividade no passivo não-circulante, muito embora, no geral, tratam-se de rubricas pouco representativas do patrimônio da entidade. No entanto, o aumento quantitativo no reconhecimento dos passivos ambientais, quando analisados na perspectiva dos indicadores de endividamento, não apresentaram diferença estatística significativa. Os resultados encontrados contrariam a expectativa de aumento dos indicadores de endividamento devido à presença de regulamentação dos passivos ambientais. Adicionalmente, percebe-se que, apesar da regulamentação, a incerteza e complexidade na mensuração dos passivos contingentes, aliada ao poder discricionário do gestor quanto ao julgamento do passivo contingente ambiental como provável ou possível (o que determina sua contabilização ou não) podem também contribuir para o entendimento dos resultados desse estudo.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v11i1.13372

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Sociedade, Contabilidade e Gestão

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Indexadores: 

Directory of Open Access Journals SPELL Scholar EBSCO

 
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Vínculo Institucional:

Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis 
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) 
Av. Pasteur, 250 - Urca - Rio de Janeiro - 22.290-240 
Tel./Fax: (21) 3938-5119

Ficha Catalográfica:

Sociedade, Contabilidade e Gestão [recurso eletrônico]/ Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro. -- v. 1, n. 1, 2° semestre de 2006 -- Rio de Janeiro: UFRJ, 2006-.v. 
Quadrimestral 
Semestral 2006-2012
ISSN 1982-7342

1. Contabilidade e Gestão. I. Universidade Federal do Rio de Janeiro -- Faculdade de Administração e Ciências Contábeis.