Perícia Contábil: Análise Bibliométrica em Periódicos Brasileiros

Authors

  • Geovanna Lopes Salles UFG
  • Michele Rílany Rodrigues Machado FACE/UFG
  • Ercílio Zanolla UFG
  • Lúcio de Souza Machado FACE/UFG

DOI:

https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v11i1.13375

Abstract

O presente trabalho utilizou de uma pesquisa bibliométrica para desenhar o panorama das produções científicas na área de perícia contábil, publicadas em periódicos brasileiros, no período entre 2005 e 2014 em relação a quantidade de publicações, características dos autores, temas publicados, metodologias e suas subclasses e periódicos que publicam na área. Foram coletados 48 artigos e analisadas as informações como: variação de publicação por ano, temas tratados, autores e suas características, classificação Qualis, metodologia, natureza metodológica aplicada, descrição do método empírico e os periódicos que publicaram artigos na área. Foi utilizada a estatística descritiva para analisar os dados. Como resultado verificou-se que os principais temas tratados são relacionados ao “trabalho do perito contador”, “laudo pericial” e a perícia dentro do contexto de processos judiciais. Em relação aos autores, a grande maioria produziu apenas um artigo na área durante os 10 anos analisados, e, destes autores, 64,58% são do sexo masculino. O extrato Qualis dos artigos selecionados está situado entre C e B1, indicando que as publicações não conseguem atingir alto padrão de qualidade acadêmica. Sobre a metodologia constatou-se que 91,67% são pesquisas empíricas, sendo78% classificadas entre quantitativos ou qualitativos e destas 83% são publicações que optam por técnicas descritivas. Em relação aos periódicos, constatou-se que 50% possuem apenas uma publicação sobre “perícia contábil”, indicando que o assunto não é de recorrente exposição, visto que o número de publicações varia entre duas e cinco nos outros 50% dos periódicos. Conclui-se que as pesquisas científicas na área de perícia contábil ainda são relativamente embrionárias, faltando certo amadurecimento relacionado aos temas, quantidade de publicações e qualidade da produção intelectual.

Author Biographies

Geovanna Lopes Salles, UFG

Graduada em Ciências Contábeis - UFGRua S-006 n° 622, st. Bela Vista, 74823-470, Goiânia-GO.

Michele Rílany Rodrigues Machado, FACE/UFG

Doutora em Administração -- UNBProfessora Adjunta da Universidade Federal de Goiás, UFG.Campus II, FACE-Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Econômicas, Caixa Postal 131, 74001-970, Goiânia-GO.

Ercílio Zanolla, UFG

Doutor em Ciências Contábeis -- UNB/UFRN/UFPBProfessor Adjunto da Universidade Federal de Goiás, UFG.Campus II, FACE-Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Econômicas, Caixa Postal 131, 74001-970, Goiânia-GO.

Lúcio de Souza Machado, FACE/UFG

Doutorando em Psicologia -- PUC-GOProfessor Assistente da Universidade Federal de Goiás, UFG.Campus II, FACE-Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Econômicas, Caixa Postal 131, 74001-970, Goiânia-GO.

Published

2016-08-22

Issue

Section

Artigos