Cultura Organizacional nas Práticas Orçamentárias: Estudo em uma Cooperativa Agroindustrial

Franciele Wrubel, Rodrigo Barraco Marassi, Carlos Eduardo Facin Lavarda, Rosalia Aldraci Barbosa Lavarda

Resumo


O estudo teve como objetivo avaliar a relação entre cultura organizacional e as práticas orçamentárias de uma organização. Desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa, descritiva por meio de um estudo de caso. A empresa de estudo foi selecionada por acessibilidade e intencionalmente, já que utiliza orçamento empresarial na gestão. Para a coleta de dados elaborou-se um roteiro de entrevista semiestruturada com questões adaptadas do estudo de Van der Stede (2000) aplicado ao gestor do orçamento da agroindústria paranaense. Também foi aplicado questionário contendo questões sobre os aspectos culturais e para isso utilizou-se as dimensões de cultura organizacional de Hofstede (1991). A cultura organizacional voltada para a orientação por resultados contribui para que os gerentes da empresa possam realizar o orçamento com ênfase em metas, pois nessa orientação os gestores tendem a dedicar esforços nas tarefas e é facilitada a implantação de orçamentos que tenham como premissa atingir planejamentos realizados pela alta administração. A cultura organizacional da agroindústria apresenta indícios de influenciar positivamente a existência de controle rígido relacionado ao orçamento, na qual se constata que as pessoas se preocupam com o controle de custos no ambiente de trabalho. Entende-se que algumas práticas orçamentárias realizadas pela agroindústria estão consolidadas, envolvem a participação de gestores e são influenciadas por aspectos culturais do ambiente organizacional que favoreçam essas práticas.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v11i3.13387

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Sociedade, Contabilidade e Gestão

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Indexadores: 

Directory of Open Access Journals Scholar  EBSCO   

 
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Vínculo Institucional:

Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis 
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) 
Av. Pasteur, 250 - Urca - Rio de Janeiro - 22.290-240 
Tel./Fax: (21) 3938-5119

Ficha Catalográfica:

Sociedade, Contabilidade e Gestão [recurso eletrônico]/ Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro. -- v. 1, n. 1, 2° semestre de 2006 -- Rio de Janeiro: UFRJ, 2006-.v. 
Quadrimestral 
Semestral 2006-2012
ISSN 1982-7342

1. Contabilidade e Gestão. I. Universidade Federal do Rio de Janeiro -- Faculdade de Administração e Ciências Contábeis.