Análise do Sentimento Textual dos Relatórios de Desempenho Trimestral das Indústrias Brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v12i1.13395Abstract
O objetivo do estudo foi investigar a dinâmica do mercado financeiro diante do desempenho empresarial e do sentimento textual dos relatórios de desempenho trimestral da indústria brasileira. Para isso, foi utilizada como técnica de mensuração do sentimento textual a métrica sugerida por Loughran e McDonald (2011), que faz uso de uma análise das palavras empregadas no processo de comunicação, para capturar o sentimento de otimismo, neutralidade ou pessimismo expresso em um texto. Já o desempenho empresarial foi mensurado mediante as proxies de benchmarks de desempenho, que foram: ganho inesperado e indicador do desempenho da estimativa dos analistas. O comportamento do mercado, foi avaliado mediante uma proxy para retorno anormal, calculada com base no modelo de mercado. Assim, por meio de um estudo de evento, analisou-se o comportamento do mercado no período de divulgação dos relatórios de desempenho trimestral das indústrias brasileiras, referente ao terceiro trimestre de 2014. A pesquisa foi delimitada às indústrias com ações negociadas na BM&FBOVESPA, totalizando uma amostra de 54 empresas. As evidências empíricas sugerem que o mercado reage positivamente ao ganho inesperado e reage negativamente ao sentimento textual dos relatórios trimestrais quando as empresas apresentam um desempenho abaixo das expectativas dos analistas, porém, quando a empresa supera as expectativas dos analistas, apenas o ganho inesperado provoca reações positivas sobre os retornos. Portanto, a dinâmica do mercado é influenciada pelo conteúdo dos relatórios trimestrais apenas em momentos que remetem a uma maior incerteza econômica.Downloads
Published
2017-03-17
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Artigos
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