Inserção Internacional de Angola: Intervenções e Interferências Externas e suas Implicações para Governança e Gestão Pública

Lutumba Antônio Sebastião Simão, Ana Lucia Guedes, Amanda Nieto

Resumo


Este ensaio descreve as intervenções e interferências externas em Angola, desde a independência em 1975, com o propósito de destacar as implicações em termos de governança e gestão pública. As intervenções da Organização das Nações Unidas (ONU), focadas nas resoluções do conflito armado, e as interferências do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco mundial (BM), não produziram os resultados esperados em termos de transferência de políticas para a construção de mecanismos de governança e capacitação da gestão pública. As intervenções da ONU foram vistas como sucessivos fracassos desde 1988, inclusive nas primeiras eleições diretas em 1992 e na eclosão da longa guerra civil. As missões foram condicionadas pelos interesses das potências mundiais, dentro das suas estratégias de política externa e de economia política da exploração do petróleo. Em 2000, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) estabeleceu escritório em Angola com quatro áreas prioritárias: (a) redução da pobreza, (b) governança democrática, (c) prevenção e recuperação de crises, (d) desenvolvimento sustentável. Em paralelo, as interferências do FMI e do BM se depararam com resistência por parte do governo angolano em temas como a abertura da economia ao mercado internacional, a melhoria da transparência das contas da indústria petrolífera, o programa de redução da pobreza e o fortalecimento das instituições políticas. Em conjunto, estas sucessivas tentativas de soluções externas resultaram na fraca governança e gestão pública que o governo de Angola ainda luta para superar no presente.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v12i1.13401

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Sociedade, Contabilidade e Gestão

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Indexadores: 

Directory of Open Access Journals SPELL Scholar EBSCO

 
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Vínculo Institucional:

Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis 
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) 
Av. Pasteur, 250 - Urca - Rio de Janeiro - 22.290-240 
Tel./Fax: (21) 3938-5119

Ficha Catalográfica:

Sociedade, Contabilidade e Gestão [recurso eletrônico]/ Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro. -- v. 1, n. 1, 2° semestre de 2006 -- Rio de Janeiro: UFRJ, 2006-.v. 
Quadrimestral 
Semestral 2006-2012
ISSN 1982-7342

1. Contabilidade e Gestão. I. Universidade Federal do Rio de Janeiro -- Faculdade de Administração e Ciências Contábeis.