Qualificação Profissional, Mercado de Trabalho e Mobilidade Social: Cursos Superiores de Tecnologia

Authors

  • Bibiana Volkmer Martins UFRGS
  • Sidinei Rocha de Oliveira UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v12i2.13404

Abstract

Este estudo partiu da reflexão acerca da complexidade criada com a expansão e a profissionalização do ensino superior no Brasil, com o objetivo de analisar como os coordenadores de curso percebem os desafios e as possibilidades de empregabilidade e mobilidade social dos estudantes e egressos de cursos superiores de tecnologia (CST's) na região metropolitana de Porto Alegre/RS, Brasil. Para tanto, além da consulta a dados secundários, este artigo valeu-se de 13 entrevistas semiestruturadas com coordenadores de CST's. Os resultados apontam que a expansão e profissionalização do ensino superior possibilitou acesso a esse nível de ensino a pessoas que dificilmente o teriam. Ademais, se percebeu os CST's como cursos mais focados em atividade operacionais da área, que vêm atender uma demanda do mercado de trabalho, formando profissionais especialistas, em tempo reduzido e a custos baixos. Contudo, verificou-se que o ensino superior acaba servindo como máquina de triagem, formando profissionais para atender às necessidades do mercado de trabalho, mas não possibilitando maior mobilidade social. São diplomas que fornecem acesso fácil ao mercado de trabalho, mas que são limitados nas chances que disponibilizam de evolução na carreira, posteriormente. Por fim, aventa-se a necessidade de estudos empíricos com alunos e egressos para que se tenha maior compreensão da expansão e profissionalização do ensino superior e suas repercussões para o mercado de trabalho e para a mobilidade social no Brasil.

Author Biographies

Bibiana Volkmer Martins, UFRGS

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Período sanduíche na Université Paris-Dauphine (Paris).

Sidinei Rocha de Oliveira, UFRGS

Doutor em administração pela Université Pierre Mendès-France (Grenoble) e Escola de Administração -- PPGA-EA/UFRGSProfessor Adjunto do Departamento de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Published

2017-08-02

Issue

Section

Artigos