Qualificação Profissional, Mercado de Trabalho e Mobilidade Social: Cursos Superiores de Tecnologia

Bibiana Volkmer Martins, Sidinei Rocha de Oliveira

Resumo


Este estudo partiu da reflexão acerca da complexidade criada com a expansão e a profissionalização do ensino superior no Brasil, com o objetivo de analisar como os coordenadores de curso percebem os desafios e as possibilidades de empregabilidade e mobilidade social dos estudantes e egressos de cursos superiores de tecnologia (CST's) na região metropolitana de Porto Alegre/RS, Brasil. Para tanto, além da consulta a dados secundários, este artigo valeu-se de 13 entrevistas semiestruturadas com coordenadores de CST's. Os resultados apontam que a expansão e profissionalização do ensino superior possibilitou acesso a esse nível de ensino a pessoas que dificilmente o teriam. Ademais, se percebeu os CST's como cursos mais focados em atividade operacionais da área, que vêm atender uma demanda do mercado de trabalho, formando profissionais especialistas, em tempo reduzido e a custos baixos. Contudo, verificou-se que o ensino superior acaba servindo como máquina de triagem, formando profissionais para atender às necessidades do mercado de trabalho, mas não possibilitando maior mobilidade social. São diplomas que fornecem acesso fácil ao mercado de trabalho, mas que são limitados nas chances que disponibilizam de evolução na carreira, posteriormente. Por fim, aventa-se a necessidade de estudos empíricos com alunos e egressos para que se tenha maior compreensão da expansão e profissionalização do ensino superior e suas repercussões para o mercado de trabalho e para a mobilidade social no Brasil.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v12i2.13404

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Sociedade, Contabilidade e Gestão

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Indexadores: 

Directory of Open Access Journals Scholar  EBSCO   

 
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Vínculo Institucional:

Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis 
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) 
Av. Pasteur, 250 - Urca - Rio de Janeiro - 22.290-240 
Tel./Fax: (21) 3938-5119

Ficha Catalográfica:

Sociedade, Contabilidade e Gestão [recurso eletrônico]/ Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro. -- v. 1, n. 1, 2° semestre de 2006 -- Rio de Janeiro: UFRJ, 2006-.v. 
Quadrimestral 
Semestral 2006-2012
ISSN 1982-7342

1. Contabilidade e Gestão. I. Universidade Federal do Rio de Janeiro -- Faculdade de Administração e Ciências Contábeis.