Satisfação de Discentes no Curso de Ciências Contábeis em Universidades Públicas

Authors

  • Mariana Schmitt Richartz UFSC
  • Sandra Rolim Ensslin
  • Sandra Mara Iesbik Valmorbida
  • Thuine Lopes Cardoso

DOI:

https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v12i2.13405

Abstract

A insatisfação discente na universidade é prejudicial para todos, visto que a satisfação só contribui de maneira positiva para a Instituição de Ensino Superior, a ele mesmo e à sociedade em geral. Assim, esta pesquisa tem como objetivo verificar a satisfação dos alunos de Ciências Contábeis, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), com o curso e com a universidade. A pesquisa é classificada como qualitativa; quanto à natureza do objetivo, classifica-se como descritiva. Como procedimentos técnicos, utilizou-se o levantamento (survey) por meio de questionário. A amostra resultou em 298 respondentes: 162 ingressantes e 136 concluintes. A maioria é do gênero feminino, de 17 a 20 anos de idade entre os ingressantes, e de 21 a 25 anos entre os concluintes. Dentre os aspectos relevantes para os alunos ingressantes, encontram-se a infraestrutura do curso e da universidade, a qualificação e didática do corpo docente, bem como a grade curricular voltada ao mercado de trabalho. A maioria dos alunos está satisfeita com a infraestrutura da universidade e do curso, qualificação e didática do corpo docente. Os aspectos positivos, apontados por unanimidade nas três universidades, são o amplo mercado de trabalho que o curso proporciona e a qualificação do corpo docente. Dentre os aspectos negativos apontados, o mais citado é a adequação da grade curricular. No geral, a maioria dos alunos considera-se satisfeita com o curso escolhido e com a universidade.

Author Biographies

Mariana Schmitt Richartz, UFSC

Graduanda em Ciências Contábeis pela UFSCBolsista do CNPq na modalidade Apoio Técnico à Pesquisa

Sandra Rolim Ensslin

Doutora em Engenharia de Produção pela UFSC e Pós-Doutorado pela Universidad de Valencia - EspanhaProfessora de Graduação em Ciências Contábeis e Pós-Graduação em Contabilidade pela UFSC

Sandra Mara Iesbik Valmorbida

Doutoranda em Contabilidade pela UFSC

Thuine Lopes Cardoso

Mestranda em Contabilidade pela UFSC

Published

2017-08-02

Issue

Section

Artigos