As Práticas de Auditoria Interna em uma Cooperativa de Crédito Sob a Perspectiva do COSO II
DOI:
https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v12i2.13409Abstract
O estudo teve por objetivo apresentar a percepção do quadro funcional de uma cooperativa de crédito de livre admissão sobre as práticas de auditoria interna em perspectiva a metodologia desenvolvida pelo COSO II. No que se refere aos procedimentos metodológicos, trata-se de estudo de caso, tendo em vista ter sido desenvolvido na empresa objeto do estudo. As informações foram coletadas através de um questionário com perguntas previstas para verificar a conformidade do controle interno da empresa com o modelo COSO II. Os dados obtidos foram tratados e trabalhados em comparação com o estabelecido pelo modelo. Participaram do estudo 16 colaboradores. Os resultados evidenciaram que de acordo com os oito objetivos estabelecidos na metodologia COSO II (ambiente de controle, definição dos objetivos, identificação dos eventos, avaliação de riscos, resposta ao risco, atividade de controle, informação e comunicação e, atividade de monitoramento) os controles e os procedimentos de auditoria interna estão de acordo ao proposto na metodologia, entretanto, evidenciou-se limitações de colaboradores alocados em funções que envolvem gerenciamento de riscos, devido a indiferença demonstrada em resposta aos questionamentos realizados, mostrando indícios da necessidade de melhoras, tendo em vista que aproximados 11% dos seus procedimentos não estão de acordo com o modelo, e, considerando que o segmento está relacionado com a administração de recursos de terceiros, uma maior aderência aos procedimentos de controle interno acresceria segurança aos seus cDownloads
Published
2017-08-02
Issue
Section
Artigos
License
COPYRIGHT: The author retains, without restrictions, the rights to his work.
REUSE RIGHTS: The SCG Journal adopts the Creative Commons License, CC BY-NC, non-commercial attribution according to the Open Access Policy to knowledge adopted by the UFRJ Journal Portal. With this license it is allowed to access, download, copy, print, share, reuse, and distribute the articles, as long as it is for non-commercial use and with the citation of the source, giving due credit of authorship and mentioning the SCG Journal. In such cases, no permission is required from the authors or publishers.
AUTHORS' DEPOSIT RIGHTS/SELF ARCHIVING: Authors are encouraged to archive the published version with the link to their article in the SCG Journal in institutional repositories.