Uso de Artefatos de Contabilidade Gerencial por Organizações Sem Fins Lucrativos: um Estudo Multicasos à Luz da Teoria da Contingência

João Gabriel Vasconcellos Godoy, Fabiano Maury Raupp

Resumo


O objetivo do estudo consistiu em analisar o uso de artefatos de contabilidade gerencial por organizações sem fins lucrativos de Florianópolis, Santa Catarina. Trata-se de uma pesquisa exploratória, realizada por meio de um estudo multicasos, com abordagem qualitativa. Os dados foram coletados a partir de entrevistas semi estruturadas, além de levantamento de dados secundários. Estes dados foram analisados por meio da técnica da uma análise de conteúdo. Em termos de resultados, foi descrito o uso de artefatos de contabilidade gerencial pelas referidas organizações, identificadas as razões para adoção destes artefatos, e analisada a relação entre características contingenciais e o uso dos artefatos. No caso da Nova Acrópole Florianópolis, a existência de um stakeholder com poder normativo social unilateral levou ao uso de controles formalizados e padronização de atividades. O desempenho do papel estratégico de Expressão de Valores através de atividades de avaliação subjetiva levou à demanda por artefatos de mensuração de desempenho. Nos casos do IEB e da AMUCC, o custeio variável é adotado por demanda de financiadores pela gestão por projetos. Particularmente em relação ao IEB, a adoção de artefatos de contabilidade gerencial por meio do isomorfismo normativo é potencializada pela existência de um stakeholder com poder utilitário. Em relação ao IVG, atividades de avaliação subjetiva levam à adoção de artefatos de controle como medidas de desempenho.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.21446/scg_ufrj.v12i3.14166

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 João Gabriel Vasconcellos Godoy, Fabiano Maury Raupp

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Indexadores: 

Directory of Open Access Journals SPELL Scholar EBSCO

 
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Vínculo Institucional:

Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis 
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) 
Av. Pasteur, 250 - Urca - Rio de Janeiro - 22.290-240 
Tel./Fax: (21) 3938-5119

Ficha Catalográfica:

Sociedade, Contabilidade e Gestão [recurso eletrônico]/ Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro. -- v. 1, n. 1, 2° semestre de 2006 -- Rio de Janeiro: UFRJ, 2006-.v. 
Quadrimestral 
Semestral 2006-2012
ISSN 1982-7342

1. Contabilidade e Gestão. I. Universidade Federal do Rio de Janeiro -- Faculdade de Administração e Ciências Contábeis.