Uso de Artefatos de Contabilidade Gerencial por Organizações Sem Fins Lucrativos: um Estudo Multicasos à Luz da Teoria da Contingência
DOI:
https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v12i3.14166Abstract
O objetivo do estudo consistiu em analisar o uso de artefatos de contabilidade gerencial por organizações sem fins lucrativos de Florianópolis, Santa Catarina. Trata-se de uma pesquisa exploratória, realizada por meio de um estudo multicasos, com abordagem qualitativa. Os dados foram coletados a partir de entrevistas semi estruturadas, além de levantamento de dados secundários. Estes dados foram analisados por meio da técnica da uma análise de conteúdo. Em termos de resultados, foi descrito o uso de artefatos de contabilidade gerencial pelas referidas organizações, identificadas as razões para adoção destes artefatos, e analisada a relação entre características contingenciais e o uso dos artefatos. No caso da Nova Acrópole Florianópolis, a existência de um stakeholder com poder normativo social unilateral levou ao uso de controles formalizados e padronização de atividades. O desempenho do papel estratégico de Expressão de Valores através de atividades de avaliação subjetiva levou à demanda por artefatos de mensuração de desempenho. Nos casos do IEB e da AMUCC, o custeio variável é adotado por demanda de financiadores pela gestão por projetos. Particularmente em relação ao IEB, a adoção de artefatos de contabilidade gerencial por meio do isomorfismo normativo é potencializada pela existência de um stakeholder com poder utilitário. Em relação ao IVG, atividades de avaliação subjetiva levam à adoção de artefatos de controle como medidas de desempenho.
Downloads
Additional Files
Published
Issue
Section
License
COPYRIGHT: The author retains, without restrictions, the rights to his work.
REUSE RIGHTS: The SCG Journal adopts the Creative Commons License, CC BY-NC, non-commercial attribution according to the Open Access Policy to knowledge adopted by the UFRJ Journal Portal. With this license it is allowed to access, download, copy, print, share, reuse, and distribute the articles, as long as it is for non-commercial use and with the citation of the source, giving due credit of authorship and mentioning the SCG Journal. In such cases, no permission is required from the authors or publishers.
AUTHORS' DEPOSIT RIGHTS/SELF ARCHIVING: Authors are encouraged to archive the published version with the link to their article in the SCG Journal in institutional repositories.