Análise das Capacidades de Programas de Pós-Graduação da Área de ACT: um enfoque em Mestrados Profissionais

Maria Clara Martins de Souza, Murilo Alvarenga Oliveira

Resumo


Há um crescimento significativo dos programas de mestrado profissional em administração (MPA) no Brasil. A área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo da Capes tem apresentado um crescimento significativo dos cursos de mestrado profissional, 65% de aumento enquanto os programas acadêmicos cresceram 15% no triênio de 2013.  Para que os programas possam responder aos desafios do novo contexto econômico, social e tecnológico e se manterem atuantes é necessário que estejam dotados de uma gestão eficiente. Dessa forma, o objetivo desta pesquisa é analisar os MPAs eficientes em busca das capacidades que os tornam eficientes. As capacidades identificadas serão relacionadas por meio de um modelo de capacidades de inovação. Para isso, foi realizada análise DEA de forma a identificar os programas eficientes e uma análise de conteúdo das propostas destes programas que estão dispostas na plataforma Sucupira para identificar como estes programas alcançam tal eficiência. Por meio de um modelo adaptado, analisou-se o processo de determinação de MPAs eficientes e suas capacidades. Como resultado, foi possível identificar algumas das principais capacidades que levam um programa a ser eficiente, dentre elas a capacidade de inserção social. O estudo colabora para que outros MPAs consigam, por meio do modelo proposto, fazer uma análise autoanálise, identificando quesitos precisam ser aprimorados e, por meio deste estudo, encontrar caminhos para elaboração de estratégias que são utilizadas pelos programas considerados eficientes.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.21446/scg_ufrj.v12i3.14168

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Maria Clara Martins de Souza, Murilo Alvarenga Oliveira

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Indexadores: 

Directory of Open Access Journals SPELL Scholar EBSCO

 
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Vínculo Institucional:

Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis 
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) 
Av. Pasteur, 250 - Urca - Rio de Janeiro - 22.290-240 
Tel./Fax: (21) 3938-5119

Ficha Catalográfica:

Sociedade, Contabilidade e Gestão [recurso eletrônico]/ Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro. -- v. 1, n. 1, 2° semestre de 2006 -- Rio de Janeiro: UFRJ, 2006-.v. 
Quadrimestral 
Semestral 2006-2012
ISSN 1982-7342

1. Contabilidade e Gestão. I. Universidade Federal do Rio de Janeiro -- Faculdade de Administração e Ciências Contábeis.