Análise das Capacidades de Programas de Pós-Graduação da Área de ACT: um enfoque em Mestrados Profissionais

Authors

  • Maria Clara Martins de Souza Universidade Federal Fluminense
  • Murilo Alvarenga Oliveira Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v12i3.14168

Abstract

Há um crescimento significativo dos programas de mestrado profissional em administração (MPA) no Brasil. A área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo da Capes tem apresentado um crescimento significativo dos cursos de mestrado profissional, 65% de aumento enquanto os programas acadêmicos cresceram 15% no triênio de 2013.  Para que os programas possam responder aos desafios do novo contexto econômico, social e tecnológico e se manterem atuantes é necessário que estejam dotados de uma gestão eficiente. Dessa forma, o objetivo desta pesquisa é analisar os MPAs eficientes em busca das capacidades que os tornam eficientes. As capacidades identificadas serão relacionadas por meio de um modelo de capacidades de inovação. Para isso, foi realizada análise DEA de forma a identificar os programas eficientes e uma análise de conteúdo das propostas destes programas que estão dispostas na plataforma Sucupira para identificar como estes programas alcançam tal eficiência. Por meio de um modelo adaptado, analisou-se o processo de determinação de MPAs eficientes e suas capacidades. Como resultado, foi possível identificar algumas das principais capacidades que levam um programa a ser eficiente, dentre elas a capacidade de inserção social. O estudo colabora para que outros MPAs consigam, por meio do modelo proposto, fazer uma análise autoanálise, identificando quesitos precisam ser aprimorados e, por meio deste estudo, encontrar caminhos para elaboração de estratégias que são utilizadas pelos programas considerados eficientes.

Author Biographies

Maria Clara Martins de Souza, Universidade Federal Fluminense

Mestranda do PPGA-UFF Volta Redonda (2º/2017). Graduada (2013-2017) em Administração pela Universidade Federal Fluminense - UFF.

Murilo Alvarenga Oliveira, Universidade Federal Fluminense

professor Adjunto do Depto de Administração da Universidade Federal Fluminense (Pólo Universitário de Volta Redonda) ICHS UFF PUVR. É coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu no Mestrado Profissional em Administração da UFF (MPA-VR) e atua como professor e orientador.

Published

2017-11-08

Issue

Section

Artigos