Identificação e Descrição das Primeiras Ferramentas de Controle Contábil Através da Ciberarqueologia
DOI:
https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v13i1.14172Abstract
Esse estudo buscou analisar como as novas ferramentas cibernéticas estão contribuindo para o aprimoramento da compreensão de como os tokens e os envelopes de argila eram utilizados como ferramentas de controle contábil na sociedade pré-histórica. Para operacionalizar a análise desse estudo, os dados foram capturados a partir da conjugação de duas modalidades de pesquisa: pesquisa bibliográfica e pesquisa documental. Os primeiros estudos sobre tokens e envelopes foram desenvolvidos, especialmente, por Mattessich, a partir das pesquisas da arqueóloga Schmandt-Besserat, porém, estavam voltados para uma análise arqueológica tradicional e sem o uso de ferramentas cibernéticas. O uso de tecnologias cibernéticas digitais criou novas perspectivas investigativas para estudos históricos, especialmente em áreas como a arqueologia. A digitalização das imagens dos tokens e dos envelopes permitiu que estudiosos de História da Contabilidade tivessem acesso mais fácil aos documentos, catálogos, repositórios e banco de dados, sem que o acervo histórico estivesse fisicamente disponível para análise. Para muitos acadêmicos seria impossível visualizar as peças contábeis históricas sem esse processo de digitalização. Além disso, a própria degradação das peças com o passar do tempo e com o manuseio dos pesquisadores está sendo mitigada com a digitalização e impressão de réplicas de tokens e envelopes em 3D. Ao mesmo tempo, os benefícios de escanear os envelopes, ao contrário de quebrá-los, não é apenas pela natureza não-destrutiva dos testes, mas pela capacidade de analisar a estrutura interna da argila, permitindo inspecionar as dobras, as inclusões e as mudanças de densidade na argila, produzindo indícios claros de como esses artefatos foram construídos. Portanto, a simulação real dos tokens e dos envelopes muda a compreensão do pesquisador, tendo na hiper-realidade virtual uma possibilita de aprimorar a interação com o passado da Contabilidade.
Downloads
Additional Files
Published
Issue
Section
License
COPYRIGHT: The author retains, without restrictions, the rights to his work.
REUSE RIGHTS: The SCG Journal adopts the Creative Commons License, CC BY-NC, non-commercial attribution according to the Open Access Policy to knowledge adopted by the UFRJ Journal Portal. With this license it is allowed to access, download, copy, print, share, reuse, and distribute the articles, as long as it is for non-commercial use and with the citation of the source, giving due credit of authorship and mentioning the SCG Journal. In such cases, no permission is required from the authors or publishers.
AUTHORS' DEPOSIT RIGHTS/SELF ARCHIVING: Authors are encouraged to archive the published version with the link to their article in the SCG Journal in institutional repositories.