A Netnografia e a Análise de Discurso Mediada por Computador (ADMC) como Alternativas Metodológicas para Investigação de Fenômenos da Administração

Douglas Renato Adade, Denise Franca Barros, Alessandra de Sá Mello da Costa

Resumo


O crescimento do mundo virtual impacta diversos aspectos da vida social. Como desdobramento, o método de pesquisa chamado de Netnografia (Kozinets, 1998), uma adaptação do método etnográfico para o mundo virtual, também vem despertando cada vez mais o interesse de pesquisadores e apresentando excelentes resultados em estudos acadêmicos Por exemplo, a utilização do método já pode ser vista em algumas disciplinas como ciências da saúde (ERIKSSON E ERIKSSON, 2013), educação (FERREIRA; DA SILVA, 2014), estudos da religião (LOVE, 2011), turismo (MKONO, 2011), entre outras. Entretanto, apesar do reconhecimento de diversas áreas do conhecimento de que o crescimento do mundo virtual tem impactos em diversos aspectos da vida contemporânea e das potencialidades do uso metodológico da netnografia, nota-se a predominância de seu uso na investigação de fenômenos apenas na área de Marketing (BRENGRY-HOWEEL et al, 2011), ainda não parecendo gozar de muita popularidade em outras áreas da Administração. Desta forma, o objetivo do presente artigo é apresentar os pressupostos da netnografia e do método de análise de discurso adaptado para o mundo virtual, a Análise de Discurso Mediada por Computador (ADMC), considerando as suas possibilidades de uso e suas contribuições para a pesquisa na área da Administração.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v13i1.14177

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Douglas Renato Adade, Denise Franca Barros, Alessandra de Sá Mello da Costa

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Indexadores: 

Directory of Open Access Journals SPELL Scholar EBSCO

 
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Vínculo Institucional:

Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis 
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) 
Av. Pasteur, 250 - Urca - Rio de Janeiro - 22.290-240 
Tel./Fax: (21) 3938-5119

Ficha Catalográfica:

Sociedade, Contabilidade e Gestão [recurso eletrônico]/ Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro. -- v. 1, n. 1, 2° semestre de 2006 -- Rio de Janeiro: UFRJ, 2006-.v. 
Quadrimestral 
Semestral 2006-2012
ISSN 1982-7342

1. Contabilidade e Gestão. I. Universidade Federal do Rio de Janeiro -- Faculdade de Administração e Ciências Contábeis.