A Relação entre o Exame de Suficiência Contábil o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes e o Conceito Preliminar de Curso das Instituições de Ensino Superior do Brasil

Paulo Vitor Souza de Souza, Luciana da Silva Moraes Sardeiro

Resumo


O presente estudo objetivou verificar a relação entre o Exame de Suficiência Contábil com o índice de desempenho do discente no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes e o índice de qualidade dos cursos superiores através de variáveis que compõem o Conceito Preliminar de Curso. Foram coletados os dados referentes aos aprovados no Exame de Suficiência na primeira edição de 2017, juntamente com os dados sobre o ENADE e CPC publicados em 2017. O modelo usado para obtenção dos resultados foi de regressão múltipla linear. A amostra foi composta por um total de 774 Instituições de Ensino Superior (IES) que oferecem o curso de Ciências Contábeis no Brasil. Os resultados evidenciam relação positiva e significativa do exame de suficiência com: desempenho discente no ENADE; quantidade de docentes mestres e doutores; infraestrutura e instalações físicas; e instituição pública de ensino superior. Os resultados denotam relação negativa para o regime de trabalho parcial ou integral e organização didático-pedagógica. Os resultados deste trabalho contribuem para um maior entendimento dos fatores que influenciam o grau de aprovação dos concluintes no exame de suficiência contábil. Estudos anteriores não evidenciaram com detalhe influências no exame de suficiência do conselho de contabilidade, por conta da ausência de dados.

Palavras-chave


Exame de Suficiência; Enade; Conceito Preliminar de Curso; Qualidade dos Cursos; Desempenho Discente.

Texto completo:

PDF

Referências


ALLEN, A.; WOODLAND, A. M. The 150-hour requirement and the number of CPA exam candidates, pass rates, and the number passing. Issues in Accounting Education, v. 21, n. 3, p. 173-193, 2006.

ALDERMAN, G.; BROWN, R. Can quality assurance survive the market? Accreditation and audit at the crossroads. Higher Education Quarterly, v. 59, n. 4, p. 313-328, 2005.

ALVES, E. M.; YOSHITAKE, F, M.; SALLES, J. A. A. Relationship Between the National Survey of Development of Students (ENADE) and Testing of Sufficiency Federal Council of Accounting (FCA). Procedia-Social and Behavioral Sciences, v. 174, p. 2967-2974, 2015.

ASHBAUGH, DD. L.; THOMPSON, A. F. Factors distinguishing exceptional performance on the uniform CPA exam. Journal of Education for Business, v. 68, n. 6, p. 334-337, 1993.

BARILLA, A. G.; JACKSON, R. E.; MOONEY, J. L. The CPA exam as a postcurriculum accreditation assessment. Journal of Education for Business, v. 83, n. 5, p. 270-274, 2008.

BOONE, J.; LEGORIA, J.; SEIFERT, D. L.; STAMMERJOHAN, W. W. The associations among accounting program attributes, 150-hour status, and CPA exam pass rates. Journal of Accounting Education, v. 24, n. 4, p. 202-215, 2006.

BRASIL. INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA - INEP. Conceito ENADE. 2017. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/educacaosuperior/indicadores/conceito-enade. Acesso em: 20 de setembro de 2017.

BRASIL. INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA - INEP. O que é o Conceito Preliminar de Curso? Disponível em http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=13074:o-que-e-o-conceito-preliminarde-Curso. Acesso em: 21 de junho de 2017.

BRITO, F.; REGINA, M. O SINAES e o ENADE: da concepção à implantação. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, v. 13, n. 3, 2008.

BRENNAN, J.; SHAH, T. Quality assessment and institutional change: Experiences from 14 countries. Higher education, v. 40, n. 3, p. 331-349, 2000.

BECKET, N.; BROOKES, M. Quality management practice in higher education-What quality are we actually enhancing?. Journal of Hospitality, Leisure, Sports and Tourism Education (Pre-2012), v. 7, n. 1, p. 40, 2008.

BUGARIM, M. C. C. Análise histórica dos resultados do exame de suficiência do conselho federal de contabilidade. Revista Contabilidade e Controladoria, v. 6, n. 1, 2014.

BUGARIM, M. C. C. O exercício profissional e a educação contábil: o caso do Conselho Federal de Contabilidade do Brasil. Tese (Doutorado), Universidade de Aveiro. Portugal, 2015.

CRUICKSHANK, M. Total quality management in the higher education sector: a literature review from an international and Australian perspective. Total Quality Management & Business Excellence, v. 14, n. 10, p. 1159-1167, 2003.

CURY, C. R. J. Reforma universitária na Nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional? Cadernos de Pesquisa, n. 101, p. 03-19, 1997.

CRAWFORD, L. et al. International Accounting Education Standards Board: Organisational legitimacy within the field of professional accountancy education. In: Accounting Forum. Elsevier, 2014. p. 67-89.

DIAS SOBRINHO, J. Avaliação: políticas educacionais e reformas da educação superior. São Paulo: Cortez, 2003.

DIAS SOBRINHO, J. Qualidade, avaliação: do SINAES a índices. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, v. 13, n. 3, 2008.

EATON, J. S. An Overview of US Accreditation-Revised. Council for Higher Education Accreditation. ERIC. Washington, DC, 2012.

ERIKSEN, Scott D. TQM and the transformation from an elite to a mass system of higher education in the UK. Quality assurance in education, v. 3, n. 1, p. 14-29, 1995.

EUROPEAN ASSOCIATION FOR QUALITY ASSURANCE IN HIGHER EDUCATION - ENQA. Standards and guidelines for quality assurance in the European higher education area. Helsinki: ENQA, 2005.

EUROPEAN ASSOCIATION FOR QUALITY ASSURANCE IN HIGHER EDUCATION -- ENQA. Report on standards and guidelines for quality assurance in the European higher education area. Helsinki. 2007.

EUROPEAN ASSOCIATION FOR QUALITY ASSURANCE IN HIGHER EDUCATION - ENQA. Current trends in European Quality Assurance. Workshop report 8. Helsinki. 2009.

FUNDAÇÃO BRASILEIRA DE CONTABILIDADE - FBC. Resultado do 1º Exame de Suficiência por IES. Disponível em: http://www.fbc.org.br/images/2017/Exame-de-Suficiencia/lista_aprovados_exame_1_2017_bacharel.pdf. Acesso de: 20 de julho de 2017.

GRANT, C. T.; CICCOTELLO, C. S.; DICKIE, M.. Barriers to professional entry: how effective is the 150-hour rule?. Journal of Accounting and Public Policy, v. 21, n. 1, p. 71-93, 2002.

GONZALES, A.; RICARDINO FILHO, A. A. Transparência na Divulgação de Resultados do Exame de Suficiência do CFC. Contabilidade Vista & Revista, v. 28, n. 1, p. 45-66, 2017.

HAZELKORN, E. Rankings and The Reshaping of Higher Education: The battle for world-class excellence. Palgrave Macmillan, 2011.

HARVEY, Lee. A history and critique of quality evaluation in the UK. Quality Assurance in Education, v. 13, n. 4, p. 263-276, 2005.

HOUSE, E. R. Tendencias en evaluación. Revista de Educación, n. 299, p. 43-55, 1992.

INTERNATIONAL FEDERATION OF ACCOUNTANTS - IFAC. Development and management of written examinations. 2010. Disponível em http://www.ifac.org/sites/default/files/publications/files/development-andmanagement.pdf. Acesso em: 23 de Junho de 2017.

HOFFMANN, J. M. L. Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à universidade. Porto Alegre: Educação e Realidade, 1993.

HOWELL, C.; HESHIZER, B. AACSB accreditation and success on the uniform CPA exam. Journal of Applied Business and Economics, v. 6, n. 3, p. 9-17, 2006.

INTERNATIONAL FEDERATION OF ACCOUNTANTS - IFAC. Handbook of International Education Pronouncements. 2017. Disponível em http://www.ifac.org/publications-resources/2017-handbook-international-education-pronouncements. Acesso em: janeiro de 2018.

LUCKESI, C. C. Avaliação da Aprendizagem Escolar. São Paulo: Cortez, 2002.

MATOS, K. U. H. S.; CHAGAS. S. O.; MENEZES, C. R. C. Enade: O desafio de uma avaliação do ensino superior eficaz para as instituições de ensino. Encontro Internacional de Formação de Professores e Fórum Permanente de Inovação Educacional, v. 9, n. 1, 2016.

MARTS, J. A.; BAKER, J. D.; GARRIS, J. M. Success on the CPA examination in AACSB accredited and non-accredited schools. Accounting Educators' Journal, v. 1, n. 2, p. 97-105, 1988.

MIRANDA, Gilberto José. Relações entre as qualificações do professor e o desempenho discente nos cursos de graduação em Contabilidade no Brasil. 2011. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.

MOTWANI, J.; KUMAR, A. The need for implementing total quality management in education. International Journal of Educational Management, v. 11, n. 3, p. 131-135, 1997.

NOVAES, G. T. F. Habilidades e competências do Exame Nacional dos cursos de medicina. 2002. Tese de Doutorado, Faculdade de Educação, PUC/SP, São Paulo, 2002.

NUNES, E., FERNANDES, I. R.; ALBRECHT, J. V. de.. Exercícios e discussões em torno da universidade brasileira: Dilemas classificatórios e regulatórios. Rio de Janeiro: Observatório Universitário, 2013.

ORGANISATION FOR ECONOMIC CO-OPERATION AND DEVELOPMENT - OECD. Education at Glance. 2017. Disponível em: http://www.oecd-ilibrary.org/education/education-at-a-glance-2017_eag-2017-en. Acesso em: 22 de setembro de 2017.

OLIVEIRA NETO, J. D. de et al. O retorno do exame de suficiência do CFC. Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ (On-Line), v. 14, n. 1, 2009.

OLIVEIRA, R. P. Estado e política educacional no Brasil: desafios do século XXI. 2006. Tese (Livre-docência) -- Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, 2006.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A Ciência a Cultura & Conselho Nacional de Educação. (2015). Relatório Parcial -- Produto II do Projeto Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, apresentado ao CNE/UNESCO. In: FASTI, Ricardo. Disponível em http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=26231-produto2-estudo-sistemas-processos-avaliacao-paises-selecionados-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 29 de dezembro de 2017.

PAIVA, J. C. L. S.; ROSA, P. M. Os Processos de Avaliação Educacional no Brasil e seu Reflexo na Melhoria do Ensino nas Instituições de Ensino Superior nos Cursos de Ciências Contábeis. Revista UNIFAMMA, v. 15, n. 1, p. 92-112, 2016.

PAVÃO, J. B; SILVA, D. V. Filosofia do Direito: da filosofia à jusfilosofia. Goiânia: Editora PUC Goiás, 2014

PEREIRA, C. A.; ARAÚJO, J. F.F.E.; MACHADO, M. de L. Acreditação do ensino superior na Europa e Brasil: mecanismos de garantia da qualidade. Revista de Políticas Públicas, v. 19, n. 1, 2015.

RHOADES, G.; SPORN, B. Quality assurance in Europe and the US: Professional and political economic framing of higher education policy. Higher education, v. 43, n. 3, p. 355-390, 2002.

ROBERTSON, S. L. Globalization, education governance, and citizenship regimes: new democratic deficits and social injustices. Handbook of social justice in education, p. 542-553, 2009.

ROSA, M. J.; CARDOSO, S.; DIAS, D.; AMARAL, A. The EUA Institutional Evaluation Programme: an account of institutional best practices. Quality in Higher Education, v. 17, n. 3, p. 369-386, 2011.

SANTOS, G. C.; ANDRADE, S. A. Exame de Suficiência sobre a Perspectiva dos Profissionais da Contabilidade que Tiveram Artigos Publicados em Revistas com Qualis B3. RAGC, v. 4, n. 15, 2016.

SAUDER, M. ESPELAND, W. N.. The discipline of rankings: Tight coupling and organizational change. American Sociological Review, v. 74, n. 1, p. 63-82, 2009.

SILVA, T. D.; MIRANDA, G. J.; FREITAS, S. C. Ações Institucionais Preparatórias Para O Enade nos Cursos de Ciências Contábeis. Revista Universo Contábil, v. 13, n. 1, p. 65, 2017.

SILVA, M. A. da et al. Do projeto político do Banco Mundial ao projeto político-pedagógico da escola pública brasileira. Cadernos Cedes. 2003.

SOUZA, P. V. S.; CRUZ, U. L.; LYRIO, E. F. A Relação do Exame de Suficiência Contábil com o Desempenho Discente e a Qualidade dos Cursos Superiores em Ciências Contábeis do Brasil. Revista Ambiente Contábil, v. 9, n. 2, p. 179, 2017.

STUFFLEBEAM, D. L.; SHINKFIELD, A. J. El metodo evaluativo de Scriven orientado hacia el consumidor. Evaluación sistemática: guía teórica y práctica. Barcelona: Paidós, 1987.

THE INSTITUTE OF INTERNAL AUDITORES NORTH AMERICA - IIA . CRMA PER Approved for "Other Certifications". Disponível em: https://na.theiia.org/certification/Public%20Documents/CRMA_PER_Other_Certifications.pdf. Acesso em 30 de julho de 2017.

VASCONCELOS, N. V. C.; QUEIROZ F. C. B. P.; QUEIROZ J. V.; FERNANDES P. C; ANDRADE D. V. P. Análise Comparativa da Avaliação no Ensino Superior: uma visão do Processo de Bolonha e do Sistema de Avaliação Americano. HOLOS, v. 3, 2012.

VITALE, C. R. Tendencias de la educación superior en America Latina y el Caribe en el siglo XXI. Lima: Asemblea Nacional de Rectores, 2007.

VERHINE, Robert E.; FREITAS, A. A. S. M. A avaliação da educação superior: modalidades e tendências no cenário internacional. Revista Ensino Superior Unicamp, v. 3, n. 7, p. 16-39, 2012.

WIKLUND, H.; WIKLUND, B.; EDVARDSSON, B. Innovation and TQM in Swedish higher education institutions--possibilities and pitfalls. The TQM magazine, v. 15, n. 2, p. 99-107, 2003.




DOI: https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v0i0.16184

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Paulo Vitor Souza de Souza, Luciana da Silva Moraes Sardeiro

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Indexadores: 

Directory of Open Access Journals SPELL Scholar EBSCO

 
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Vínculo Institucional:

Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis 
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) 
Av. Pasteur, 250 - Urca - Rio de Janeiro - 22.290-240 
Tel./Fax: (21) 3938-5119

Ficha Catalográfica:

Sociedade, Contabilidade e Gestão [recurso eletrônico]/ Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro. -- v. 1, n. 1, 2° semestre de 2006 -- Rio de Janeiro: UFRJ, 2006-.v. 
Quadrimestral 
Semestral 2006-2012
ISSN 1982-7342

1. Contabilidade e Gestão. I. Universidade Federal do Rio de Janeiro -- Faculdade de Administração e Ciências Contábeis.