A Relação entre o Exame de Suficiência Contábil o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes e o Conceito Preliminar de Curso das Instituições de Ensino Superior do Brasil

Authors

  • Paulo Vitor Souza de Souza Universidade de Brasília Universidade Federal Rural da Amazônia
  • Luciana da Silva Moraes Sardeiro Universidade Federal Rural da Amazônia

DOI:

https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v0i0.16184

Keywords:

Exame de Suficiência, Enade, Conceito Preliminar de Curso, Qualidade dos Cursos, Desempenho Discente.

Abstract

O presente estudo objetivou verificar a relação entre o Exame de Suficiência Contábil com o índice de desempenho do discente no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes e o índice de qualidade dos cursos superiores através de variáveis que compõem o Conceito Preliminar de Curso. Foram coletados os dados referentes aos aprovados no Exame de Suficiência na primeira edição de 2017, juntamente com os dados sobre o ENADE e CPC publicados em 2017. O modelo usado para obtenção dos resultados foi de regressão múltipla linear. A amostra foi composta por um total de 774 Instituições de Ensino Superior (IES) que oferecem o curso de Ciências Contábeis no Brasil. Os resultados evidenciam relação positiva e significativa do exame de suficiência com: desempenho discente no ENADE; quantidade de docentes mestres e doutores; infraestrutura e instalações físicas; e instituição pública de ensino superior. Os resultados denotam relação negativa para o regime de trabalho parcial ou integral e organização didático-pedagógica. Os resultados deste trabalho contribuem para um maior entendimento dos fatores que influenciam o grau de aprovação dos concluintes no exame de suficiência contábil. Estudos anteriores não evidenciaram com detalhe influências no exame de suficiência do conselho de contabilidade, por conta da ausência de dados.

Author Biographies

Paulo Vitor Souza de Souza, Universidade de Brasília Universidade Federal Rural da Amazônia

Doutorando em Ciências Contábeis -- PPGCont/UnB

Professor de Ciências Contábeis da Universidade Federal Rural da Amazônia -- UFRA

Campus Universitário de Capanema

Luciana da Silva Moraes Sardeiro, Universidade Federal Rural da Amazônia

Mestre em Planejamento e Gestão Ambiental 

Professor de Ciências Contábeis da Universidade Federal Rural da Amazônia -- UFRA

Campus Universitário de Capanema

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Published

2019-06-03

Issue

Section

Ensino e Pesquisa