Josué de Castro e a Colonialidade do Poder, do Ser e do Saber: Uma Contribuição para a Opção Decolonial em Estudos Organizacionais

Authors

  • Rosana Oliveira da Silva Mestre em Administração pela UNIGRANRIO
  • Robson Gomes André Mestre em Administração pela UNIGRANRIO.
  • Sérgio Eduardo de Pinho Velho Wanderley UNIGRANRIO
  • Ana Paula Medeiros Bauer UNIGRANRIO

DOI:

https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v0i0.21599

Abstract

Josué de Castro foi considerado um intérprete do Brasil e ficou conhecido pela luta no combate à fome. Para ele, a fome tinha um motivo histórico, o processo catastrófico de desenvolvimento. Neste aspecto, o autor denuncia que muitos dos problemas do subdesenvolvimento giram em torno dos problemas do colonialismo. Essa visão aproxima o autor das perspectivas da colonialidade, que entendem que o colonialismo deixou sequelas que persistem em razão da colonialidade do poder, do ser e do saber. Este artigo tem o objetivo de identificar nas obras de Josué de Castro elementos que vão ao encontro das perspectivas da colonialidade, dessa forma aproximar o autor da área de administração, especificamente dos estudos organizacionais. Como fonte de dados serão utilizadas as obras Geografia da Fome (1946) e A Estratégia do Desenvolvimento (1971). Os dados foram tratados por meio da análise de conteúdo e foram desmembrados em categorias, de forma a identificar as significações manifestas para então propor inferências que se destacam nas relações entre os constructos e as perspectivas de colonialidade. Após as análises, identificou-se que Josué de Castro era um autor decolonial avant la lettre e a sua premência de se pensar o Brasil de seu contexto e para o seu contexto, bem como devem ser pensadas as organizações e as teorias organizacionais.

Author Biographies

Rosana Oliveira da Silva, Mestre em Administração pela UNIGRANRIO

Mestre em Administração pela UNIGRANRIO

Robson Gomes André, Mestre em Administração pela UNIGRANRIO.

Mestre em Administração pela UNIGRANRIO.

Sérgio Eduardo de Pinho Velho Wanderley, UNIGRANRIO

Doutor em administração pela FGV e professor do PPGA/UNIGRANRIO.

Ana Paula Medeiros Bauer, UNIGRANRIO

Doutorando do PPGA/UNIGRANRIO.

Josué de Castro e a Colonialidade do Poder, do Ser e do Saber: Uma Contribuição para a Opção Decolonial em Estudos Organizacionais

References

ABDALLA, M. M; FARIA, A. Em defesa da opção decolonial em administração/gestão. Cadernos EBAPE. BR, v. 15, n. 4, p. 914-929, 2017.

BALLESTRIN, L. América Latina e o giro decolonial. Revista brasileira de ciência política, n. 11, p. 89-117, 2013.

CASTRO, J. D. A estratégia do desenvolvimento, tradução de Antônio Melo. Lisboa: Cadernos Seara Nova Economia, 1971.

CASTRO, J. D. Subdesenvolvimento: Causa primeira da poluição – Leitura apresentada no “Colóquio sobre o Meio” em Estocolmo. In: CASTRO, A. M. D. (Org.). Fome: um tema proibido – últimos escritos de Josué de Castro. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1972.

CASTRO, J. D. Geografia da fome: O dilema brasileiro: pão ou aço. 10ª edição. Rio de Janeiro: Antares e Achiamé, 1980.

MALDONADO-TORRES, N. Sobre la colonialidad del ser: contribuciones al desarrollo de un concepto. El giro decolonial. Reflexiones para una diversidad epistémica más allá del capitalismo global, p. 127-167, 2007.

MIGNOLO, Walter. Historias locales/disenos globales: colonialidad, conocimientos subalternos y pensamiento fronterizo. Madrid: Akal, 2003.

MIGNOLO, W. “El pensamiento decolonial: desprendimento y apertura. Un manifiesto”. In: CASTRO-GOMEZ, S.; GROSFOGUEL, R. (Coords.). El giro decolonial: reflexiones para una diversidad epistêmica más allá del capitalismo global. Bogota: Siglo del Hombre Editores, 2007.

MIGNOLO, W. Desobediencia epistémica: retórica de la modernidad, lógica de la colonialidad y gramática de la descolonialidad. Argentina: Ediciones del signo, 2010.

MISOCZKY, M. C. Sobre o centro, a crítica e a busca da liberdade na práxis acadêmica. Cadernos EBAPE. BR, v. 4, n. 3, p. 01-13, 2006.

QUIJANO, A. Colonialidad y modernidad-racionalidad. In: BONILLA, H. (Ed.). Los conquistados: 1492 y la población indígena de las Américas. Quito: Flacso-Tercer Mundo, 1992.

QUIJANO, A. Colonialidad del poder y casificacion social. Journal of world-systems research, v. 11, n. 2, p. 342-386, 2000.

QUIJANO, A. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In: LANDER, E. (Org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais: perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales, 2005. Disponível em: <http://bibliotecavirtual.clacso.org.ar/ar/libros/lander/pt/lander.html>. Acesso em: 10 nov. 2016.

RESTREPO, E.; ROJAS, A. Inflexión decolonial: fuentes, conceptos y cuestionamientos. Popayán: Universidad del Cauca. 2010. Disponível em: <http://www.flacsoandes.edu.ec/libros/digital/43099.pdf>. Acesso em: 13 nov. 2016

Published

2020-02-10

Issue

Section

Estratégia, Organizações, e Gestão da Informação