Formação Docente na Área Contábil: Contribuições da Disciplina de Metodologia do Ensino oferecida na Pós-Graduação Stricto Sensu

Authors

  • Cris Ferreira da Silva Universidade Federal de Uberlândia
  • Layne Vitória Ferreira Universidade Federal de Uberlândia
  • Edvalda Araújo Leal Universidade Federal de Uberlândia
  • Gilberto José Miranda Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v0i0.23062

Keywords:

Ciências Contábeis. Formação Docente. Pós-Graduação. Metodologia de ensino aplicada na contabilidade.

Abstract

O objetivo do presente estudo foi investigar a contribuição da disciplina de Metodologia do Ensino, oferecida por um Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Ciências Contábeis, localizado em Minas Gerais. A pesquisa foi realizada com os alunos de uma instituição pública brasileira, a amostra é composta de 27 pós-graduandos que participaram da  entrevista narrativa. Os resultados apontaram que a disciplina de Metodologia do Ensino contribui para a formação docente dos alunos que estão iniciando a carreira, propicia conhecer conteúdos relevantes referentes à didática e possibilitou aos pós-graduandos conhecerem e aplicarem diferentes metodologias de ensino. Para aqueles que já atuam na docência, a disciplina promove uma reflexão sobre métodos de ensino e o aperfeiçoamento das técnicas utilizadas no ambiente educacional. Percebe-se que a formação docente exige o aprimoramento contínuo das estratégias de ensino e discussões sobre os temas que envolvem conteúdos como: planejamento pedagógico, currículo e processo de avaliação, dentre outros. Os resultados sugerem a necessidade de sistematização da formação docente, notadamente por meio da obrigatoriedade de disciplinas de caráter didático-pedagógico.

Author Biographies

Cris Ferreira da Silva, Universidade Federal de Uberlândia

Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia

Layne Vitória Ferreira, Universidade Federal de Uberlândia

Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia, professora da Universidade Federal de Viçosa/ Campus Rio Paranaiba.

Edvalda Araújo Leal, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP); Mestre em Ciências Contábeis pela Pontificia Catológica de São Paulo (PUC-SP). Professora adjunta da Universidade Federal de Uberlândia, Faculdade de Ciências Contábeis

Gilberto José Miranda, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Ciências Contábeis pela USP-SP

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Published

2019-08-12

Issue

Section

Artigos