Organizações, Discurso e Ideologia: A Feira de São Cristóvão nas Páginas do Jornal O Globo

Authors

  • Rafael Cuba Mancebo Programa de Pós-Graduação em Administração do Departamento de Administração da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (IAG/ PUC-Rio)
  • Alessandra de Sá Mello da Costa Programa de Pós-Graduação em Administração do Departamento de Administração da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (IAG/ PUC-Rio)
  • Luís Alexandre Grubits de Paula Pessôa Programa de Pós-Graduação em Administração do Departamento de Administração da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (IAG/ PUC-Rio)

DOI:

https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v0i0.28263

Abstract

A presente pesquisa teve por objetivo identificar e analisar a construção discursiva da Feira de São Cristóvão (Rio de janeiro, Brasil), desde a sua criação, a partir das reportagens publicadas no jornal O Globo, principal jornal do país e parte do maior conglomerado de comunicação da América Latina. Assume-se que essa construção não ocorreu a partir de movimentos lineares, ordenados e progressivos, mas, pelo contrário, a Feira foi sendo discursivamente (re)constituída ao longo do tempo. Em relação aos procedimentos metodológicos, os dados foram coletados a partir de pesquisa de campo na Feira, pesquisa bibliográfica, e pesquisa documental realizada no acervo do Jornal O Globo. Os dados foram analisados por meio de categorias da Análise Crítica do Discurso, que assume o caráter ideológico do discurso e a sua capacidade de criar, reforçar ou alterar relações de poder e dominação na sociedade. A análise evidenciou diversos traços discursivos materializações em três ordens do discurso: a Feira-problema; a Feira-excêntrica e a Feira-shopping.

Published

2021-02-04

Issue

Section

Estratégia, Organizações, e Gestão da Informação