Organizações, Discurso e Ideologia: A Feira de São Cristóvão nas Páginas do Jornal O Globo
DOI:
https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v0i0.28263Abstract
A presente pesquisa teve por objetivo identificar e analisar a construção discursiva da Feira de São Cristóvão (Rio de janeiro, Brasil), desde a sua criação, a partir das reportagens publicadas no jornal O Globo, principal jornal do país e parte do maior conglomerado de comunicação da América Latina. Assume-se que essa construção não ocorreu a partir de movimentos lineares, ordenados e progressivos, mas, pelo contrário, a Feira foi sendo discursivamente (re)constituída ao longo do tempo. Em relação aos procedimentos metodológicos, os dados foram coletados a partir de pesquisa de campo na Feira, pesquisa bibliográfica, e pesquisa documental realizada no acervo do Jornal O Globo. Os dados foram analisados por meio de categorias da Análise Crítica do Discurso, que assume o caráter ideológico do discurso e a sua capacidade de criar, reforçar ou alterar relações de poder e dominação na sociedade. A análise evidenciou diversos traços discursivos materializações em três ordens do discurso: a Feira-problema; a Feira-excêntrica e a Feira-shopping.
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