Organizações, Discurso e Ideologia: A Feira de São Cristóvão nas Páginas do Jornal O Globo

Rafael Cuba Mancebo, Alessandra de Sá Mello da Costa, Luís Alexandre Grubits de Paula Pessôa

Resumo


A presente pesquisa teve por objetivo identificar e analisar a construção discursiva da Feira de São Cristóvão (Rio de janeiro, Brasil), desde a sua criação, a partir das reportagens publicadas no jornal O Globo, principal jornal do país e parte do maior conglomerado de comunicação da América Latina. Assume-se que essa construção não ocorreu a partir de movimentos lineares, ordenados e progressivos, mas, pelo contrário, a Feira foi sendo discursivamente (re)constituída ao longo do tempo. Em relação aos procedimentos metodológicos, os dados foram coletados a partir de pesquisa de campo na Feira, pesquisa bibliográfica, e pesquisa documental realizada no acervo do Jornal O Globo. Os dados foram analisados por meio de categorias da Análise Crítica do Discurso, que assume o caráter ideológico do discurso e a sua capacidade de criar, reforçar ou alterar relações de poder e dominação na sociedade. A análise evidenciou diversos traços discursivos materializações em três ordens do discurso: a Feira-problema; a Feira-excêntrica e a Feira-shopping.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v0i0.28263

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Rafael Cuba Mancebo, Alessandra de Sá Mello da Costa, Luís Alexandre Grubits de Paula Pessôa

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Indexadores: 

Directory of Open Access Journals Scholar  EBSCO   

 
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Vínculo Institucional:

Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis 
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) 
Av. Pasteur, 250 - Urca - Rio de Janeiro - 22.290-240 
Tel./Fax: (21) 3938-5119

Ficha Catalográfica:

Sociedade, Contabilidade e Gestão [recurso eletrônico]/ Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro. -- v. 1, n. 1, 2° semestre de 2006 -- Rio de Janeiro: UFRJ, 2006-.v. 
Quadrimestral 
Semestral 2006-2012
ISSN 1982-7342

1. Contabilidade e Gestão. I. Universidade Federal do Rio de Janeiro -- Faculdade de Administração e Ciências Contábeis.