Representatividade da Mulher Contadora em Escritórios de Contabilidade e a Desigualdade de Gênero na Prática Contábil: Uma Questão ainda em Debate?

Authors

DOI:

https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v0i0.30679

Keywords:

Contabilidade. Mulheres Contadoras. Discriminação. Dominação Masculina. Segregação Ocupacional.

Abstract

O objetivo deste estudo consistiu em analisar as vivências da prática contábil, com enfoque na divisão do trabalho e nas desigualdades de gênero encontradas por mulheres contadoras que exercem a profissão em escritórios de contabilidade de pequeno porte. Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa qualitativa-descritiva orientada pelos pressupostos do interpretativismo, interessada em compreender uma realidade que não pode ser quantificada, de natureza subjetiva, qual seja, as vivências da prática contábil de mulheres contadoras, por meio da análise de seus relatos profissionais. Os resultados apontam que os espaços profissionais da contabilidade brasileira ainda não conseguiram alcançar uma distribuição equitativa de cargos e salários entre os gêneros no ambiente de trabalho. Quando se analisa o mercado e a área de atuação contábil, a presença profissional das mulheres contadoras tem crescido em termos numéricos, mas elas ainda se identificam com os valores culturais de dominação masculina da profissão, reproduzindo-os e legitimando-os, o que dificulta o seu processo de igualdade, perpetuando a desigualdade de gênero na divisão do trabalho. Como principal contribuição, esse estudo observou a continuidade das desigualdades de gênero na prática contábil, especialmente nos escritórios de contabilidade de pequeno porte, locus da pesquisa. A medida que a presença da mulher contadora avança em termos numéricos, a segregação vertical persiste, uma vez que as contadoras ainda enfrentam dificuldades para assumirem altos cargos nas organizações, configurando, dessa forma, a importância de disseminar essa discussão com implicações para o mercado de trabalho e o desenvolvimento da sociedade.

Author Biographies

Márcia Alves dos Santos, Centro Universitário Unihorizontes

Mestre em Administração pela Faculdade Novos Horizontes (2015). Advogada pela Faculdade Novos Horizontes(2013). Psicologa pela Universidade Federal de Minas Gerais (1984). Atua na área de Psicologia Clinica, com ênfase em Psicanalise. Mediadora e Conciliadora de Conflitos Judicial e Extrajudicial (2015).

Marlene Catarina de Oliveira Lopes Melo, Centro Universitário Unihorizontes

Bolsista Sênior do CNPq. Professora Titular do Centro Universitário Unihorizontes. Professora Titular aposentada da UFMG. Reitora do Centro Universitário Unihorizontes. Doutora em Ciências das Organizações pela Université Paris IX - Dauphine - França, 1983, mestrado em Administração (Administração Geral e Relações Industriais) pelo Departamento de Ciências Administrativas da UFMG, 1978, especialização - Diploma de Estudos Aprofundados - DEA, pela Université Paris IX - Dauphine - França, 1980 e bacharelado em Comunicação Social - Jornalismo pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG, 1972. Coordenadora do Núcleo de Relações de Trabalho e Tecnologia de Gestão (NURTEG). Membro titular do Conselho Curador da Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular - FUNADESP, nos biênios 2009-2011 e 2017-2019. Bolsista de Produtividade em Pesquisa - Nível 1b e 1D - do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq. Consultora ad hoc de várias revistas acadêmicas. Consultora ad hoc da CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Representante Estadual da ANGRAD - Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração no Estado de Minas Gerais nos biênios de 2010-2014. Consultora ad hoc do Conselho Nacional de Desenvolvimento e Tecnológico - CNPq. Participa ativamente de Bancas Examinadoras de Defesa de Dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado. Participa de Bancas para concurso de Professor. Foi representante da área de Administração junto ao CNPq no período de junho de 2002 a junho de 2005. Criou o Curso de Doutorado em Administração da UFMG em 1995. Foi criadora e Coordenadora do Centro de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração - CEPEAD/UFMG no período de 1993 a 1996. Foi Chefe do Departamento de Ciências Administrativas da UFMG no período de 1983 a 1985. Autora de vários artigos, capítulos de livros e coautora de livros. Áreas de interesse: relações de poder, relações de gênero, processos de regulação de conflitos, gerentes, identidade profissional, simbolismo, empoderamento, cultura, geração e inovação.

Georgiana Luna Batinga, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professora Adjunto da Escola de Administração da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Possui Doutorado (2018), Mestrado (2014) e Graduação (2008) em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, na linha de pesquisa Estratégia e Marketing. Possui ainda especialização lato sensu em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância pela Universidade Federal Fluminense e em Gestão Estratégica de Marketing pelo Centro Universitário UNA. Integra os seguintes Grupos de Pesquisa: Estudos em Marketing, Consumo e Sociedade (Gemacons) da PUC Minas e Estudos sobre Narrativas de Si a partir de Corpora e Suportes Diversos (Narrar-se) do CEFET - MG. Interessa-se por pesquisas na área de consumo a partir da perspectiva Antropológica e Sociológica; Comunicação, Linguagem e Discursos Organizacionais, com aportes teórico-metodológicos na Análise do Discurso e Análise Crítica do Discurso. Atualmente trabalha com projetos apoiados na perspectiva da Transformative Consumer Research e Estudos de Mercados por meio de uma abordagem multidisciplinar acerca do tema.

References

ALTOÉ, S. M. L. Fatores explicativos do work-life balance de contadores à luz da psicologia positiva. Dissertação de Mestrado em Contabilidade, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Brasil, 2014.

BOURDIEU, P. A dominação masculina. 5. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2006.

BILLA, R.; DE MIRANDA, H. F. A organização do escritório contábil. Anais do Simpósio do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, Uberlândia, Brasil, 15, 2005.

BONIATTI, A. O.; VELHO, A. S.; PEREIRA, A.; PEREIRA, B. B.; PELLICIOLI, A. Preconceitos enfrentados pelas mulheres contadoras em um escritório contábil de Caxias do Sul. Anais do Seminário de Iniciação Científica de Ciências Contábeis, 4(2), 460-469, 2014.

BORDIN, P.; LONDERO, R. I. Atividade Contábil Exercida pela Mulher em Santa Maria - RS. Disciplinarum Scientia, Santa Maria, v. 2, n. 1, p. 109-121, 2006.

CAPPELLE, M. C. A.; MELO, M. C. D. O. L.; DE SOUZA, N. L. Mulheres, trabalho e administração. Revista Interdisciplinar de Gestão Social, Salvador, v. 2, n. 2, p. 161-191, 2013.

CARNEGIE, G. D.; NAPIER, C. J. Traditional accountants and business professionals: Portraying the accounting profession after Enron. Accounting, Organizations and Society, v. 35, n. 3, p. 360-376, 2010.

CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE. Profissionais Ativos nos Conselhos Regionais de Contabilidade agrupados por Gênero. Acessado em 08 de junho 2019, disponível http://www3.cfc.org.br/spw/crcs/ConsultaPorRegiao.aspx?Tipo=0, 2019.

CORDEIRO, J. D. S.; DUARTE, A. M. D. P. O profissional contábil diante da nova realidade. Qualits Revista Eletrônica, UFPB, v. 5, n. 6, p. 68-96, 2006.

COSTA A. A. Gênero, poder e empoderamento das mulheres. Brasília: AGENDE. Acessado em 10 de janeiro 2019, disponível http://www.agende.org.br/docs/File/dados_pesquisas/feminismoEmpoderamento, 2004.

DAMBRIN, C.; LAMBERT, C. Mothering or auditing? The case of two Big Four in France. Accounting, Auditing and Accountability Journal, v. 21, n. 4, p. 474-506, 2008.

FIGUEIREDO, M. D. O Mercado de Trabalho e a Participação das Contadoras que Atuam nas Empresas de Auditoria Independente do Estado de Sergipe. Gramado. Anais da Conselho Federal de Contabilidade. Brasília, Brasil, 2008.

FOUCAULT, M. Vigiar e punir. 27 ed. Rio de Janeiro, Petrópolis: Vozes, 1987.

FRIEDMAN, A. L.; LYNE, S. R. The beancounter stereotype: towards a general model of stereotype generation. Critical perspectives on accounting, v. 12. n. 4, p. 423-451, 2001.

GAMMIE, E.; GAMMIE, B.; MATSON, M.; DUNCAN, F. Women of ICAS reaching the top: the demise of the glass ceiling. The Institute of Chartered Accountants of Scotland, 2007.

GIROTTO, M. O que o mercado atual espera dos profissionais contábeis. Revista Brasileira de Contabilidade–RBC, n.185, p. 13-25, 2010.

HIRATA, H. Globalização e divisão sexual do trabalho. Cadernos Pagu, Campinas, v. 17, n. 18, p. 139-156, 2002.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE. Síntese de Indicadores Sociais: uma análise das condições de vida da população brasileira. Acessado em 15 de janeiro 2019, disponível: http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv95011.pdf, 2015.

JEACLE, I. Beyond the boring grey: the construction of the colourful accountant. Critical Perspectives on Accounting, v. 19, n. 8, p. 1296-1320, 2008.

KOYAMA, C. M.; DA SILVA, D. C.; DE OLIVEIRA, C. R. O perfil do profissional contábil e as diretrizes de uma nova grade curricular. Revista de Estudos Contábeis, v.1, n. 1, p. 57-76, 2010.

KOLLING, F. D. P.; BIEGER, M.; SEIBERT, R. M. Inserção da Mulher no Mercado de Trabalho. Contabilidade e Informação, v. 13, n. 32, p. 81-88, 2010.

LINEHAN, M.; SCULLION, H.; WALSH, J. Barriers to women’s participation in international management. European Business Review, v. 13, n. 1, p. 10-18, 2001.

LISBOA, T. K. O empoderamento como estratégia de inclusão das mulheres nas políticas sociais. Fazendo gênero, Santa Catarina, n. 8, p. 1-6, 2008.

MARRONI, C. H.; RODRIGUES, A. F.; PANOSSO, A. Panorama histórico do ensino superior da graduação em contabilidade no Brasil-sob a égide normativa. Enfoque: Reflexão Contábil, v. 32, n. 3, p. 1-17, 2013.

MCKEEN, C. A.; BUJAKI, M. L. Taking women into account. CA Magazine, Canada, March, p. 29-35, 1994.

MELO, M. C. D. O. L.; MAGRI LOPES, A. L. Empoderamento de mulheres gerentes: a construção de um modelo teórico de análise. Gestão & Planejamento, v.13, n. 3, 2012.

MONKS, K.; BARKER, P. The glass ceiling: cracked but not broken? Evidence from a study of chartered accountants. DCUBS Research Paper Series, v.1, 1996.

MOORE, H. L. A passion for difference: Essays in anthropology and gender. Indiana University Press. Cadernos Pagu, Campinas: Pagu/Unicamp, n. 14, p. 13-44, 2000.

OLIVEIRA, Z. L. C. A provisão da família: redefinição ou manutenção dos papeis? In: ARAÚJO, C. M. O.; SCALON, M. C. R. C. (Orgs.). Gênero, Família e trabalho no Brasil. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2007.

PICANÇO, F. S. Amélia e a mulher de verdade: representações dos papeis da mulher e do homem em relação ao trabalho e à vida familiar. In: ARAÚJO, C. M. O.; SCALON, M. C. R. C. (Orgs.). Gênero, Família e trabalho no Brasil. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2007.

PINHEIRO, R. G.; SANTOS, M. R. Fatores de escolha pelo curso de Ciências Contábeis: uma pesquisa com os graduandos na Capital e Grande São Paulo. Anais do Seminários em Administração, São Paulo, Brasil, v. 13, 2010.

PURIFICAÇÃO, C. C.; BUESA, N. Y. Perspectivas da Profissão Contábil e a Escassez de Profissionais Preparados para as Áreas de Atuação: Estudo com os Representantes dos Escritórios de Contabilidade e Gerentes de Empresas. Revista Eletrônica Gestão e Negócios, São Roque, v. 5, n. 1, 2014.

RAMDHONY, D.; OOGARAH-HANUMAN, V.; SOMIR, N. Career progression of women in accounting: the Case of Mauritius. International Journal of Humanities and Applied Sciences, v. 2, n. 1, p. 22-28, 2013.

RAMOS, M. O.; ULBANERE, R. C.; JESUS, B. S. Mulheres no Mercado de Trabalho. Revista Científica Integrada, Guarujá, v. 4, p. 1-14, 2014.

RATHO, S. P. Empowerment of women through human. Rights education: an analysis. Golden Research Thoughts, v. 2, n. 8, p. 3-11, 2013.

SOUZA, F. M.; VOESE, S. B.; ABBAS, K. Mulheres no topo: as contadoras paranaenses estão rompendo o Glass Ceiling? Advances in Scientific and Applied Accounting, v. 8, n. 2, p. 244-270, 2015.

STEIL, A. V. Organização, gênero e posição hierárquica: compreendendo o fenômemo do teto de vidro. Revista de Administração, São Paulo, v. 32, n. 3, p. 62-69, 1997.

TAVEIRA, E. M.; MACIEL, L. E. S. O perfil do contador do século XXI. Anais do Encontro Latino Americano de Pós-Graduação. São José dos Campos, Brasil, 7, 2007.

Published

2021-02-04

Issue

Section

Gestão de Pessoas