Um Estudo Internacional dos Direcionadores do Método de Mensuração de Ativos Biológicos

Authors

  • Rafael Antonio Moutinho Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da USP (PPGCC-USP Ribeirão Preto)
  • Ricardo Luiz Menezes da Silva Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da USP (PPGCC-USP Ribeirão Preto)

DOI:

https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v18i2.52529

Abstract

O presente estudo tem como objetivo verificar quais são os direcionadores da mensuração a valor justo de ativos biológicos e da hierarquia de valor justo para um conjunto de 39 países que adotam as IFRS, considerando o cenário pós-revisão do pronunciamento contábil IAS 41. Trata-se de um estudo com abordagem descritiva, que emprega o Teste do Qui-quadrado para testar as hipóteses de pesquisa. A amostra inclui 85 empresas globais que adotam as IFRS entre 2015 e 2019. Os resultados sugerem que há associação entre status legal e hierarquia de valor justo. Demonstra-se também que o método de mensuração de ativos biológicos está associado com o tamanho e a intensidade de ativos biológicos, o que não ocorre com a alavancagem. O estudo contribui com a literatura ao trazer novas evidências sobre quais os fatores que são direcionadores da escolha do método de mensuração de ativos biológicos, como a hierarquia do valor justo e o status legal, considerando o cenário pós-revisão do pronunciamento contábil IAS 41. Espera-se que esta pesquisa seja útil para órgãos reguladores e normatizadores, para estabelecimento, aplicação ou revisão das normas contábeis sobre ativos biológicos, visando a maior harmonização das normas contábeis internacionais, e para os demais usuários das demonstrações financeiras interessados na comparação de informações contábeis sobre ativos biológicos.

Published

2024-01-19

Issue

Section

Artigos