O que faz uma Empresa de Microfinança Focar no Público Feminino? Evidência de uma Amostra Global
DOI:
https://doi.org/10.21446/scg_ufrj.v19i2.64575Abstract
O segmento de microfinanças é considerado um mecanismo capaz de proporcionar a inclusão financeira dos mais pobres, geralmente excluídos do sistema financeiro tradicional e, dessa forma, permitir que estes possam empreender e desenvolver atividades autônomas que gerem renda. As microfinanças podem ser consideradas especialmente importantes para o público feminino, uma vez que essa modalidade consegue promover o empoderamento das mulheres. Nesse cenário, faz sentido conhecer quais são as características das Instituições de Microfinanças (IMFs) que privilegiam o acesso das mulheres aos seus serviços. Assim, o objetivo deste trabalho é identificar as variáveis que influenciam o acesso das mulheres a empréstimos em IMFs. Para esse fim, esta pesquisa analisou uma amostra composta por 59 IMFs de todo o mundo com o emprego do Modelo de Regressão Beta (MRB) para dados em painel. Os resultados indicam que a proporção de mulheres gerentes, o tamanho da instituição e a proporção de crédito solidário estão positivamente associados à proporção de mutuários do gênero feminino, enquanto a proporção de mulheres no conselho, modelo de governança e o tamanho médio dos empréstimos apresentam uma relação oposta. Os resultados obtidos neste trabalho podem ser utilizados para instrumentalizar o controle gerencial das IMFs que possuam o compromisso institucional de atender as mulheres.
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