Le Philosophe, les Dames, des Lignes et des Angles
Palavras-chave:
Damas, Ilustrações Matemáticas, Metafísica, Infinito, ExpressãoResumo
Este artigo se propõe a estudar a correspondência de Leibniz com suas interlocutoras a partir dos exemplos matemáticos que ele emprega nela. Tal abordagem permite nuançar uma perspectiva bastante difundida segundo a qual Leibniz se dirigiria às “Damas” de uma maneira mais intuitiva e acessível do que o faria em outros lugares de sua correspondência. Ao contrário, mostro que Leibniz recorre deliberadamente às ilustrações que sabe serem difíceis e que isso o conduz a dar maior precisão à função das matemáticas em seu dispositivo gnosiológico. Além disso, tais ilustrações matemáticas mostram tocar em pontos difíceis de sua metafísica sobre os quais é preciso se deter – notadamente, a noção de “expressão” em sua relação complexa com o infinito.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.